Seduc lança programa de preparação para aposentadoria de servidores públicos
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançará no dia 14 desde mês, o Programa de Preparação para Aposentadoria e Envelhecimento Saudável para orientar e acompanhar o servidor público estadual no processo de decisão, organização e planejamento para aposentadoria.
A solenidade acontecerá no hotel Rondon, em Porto Velho com a palestra “Aposentado eu? Encarando o novo momento na vida profissional”, ministrada pelo psicólogo Deusdedi Rodrigues Alves.
Serão ofertadas 200 vagas para servidores com os seguintes critérios: estar aposentado há um ano, ter idade mínima de 45 anos, faltar no máximo quatro anos e no mínimo dois anos para a aposentadoria.
Elizete Gonçalves garante que o programa ajudará no processo de aposentadoria
A psicóloga Elizete Gonçalves Silva, do Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc, explicou que o programa surgiu como uma forma efetiva de intervenção e cuidado, objetivando facilitar a tomada de decisões necessárias ao indivíduo para sua adaptação à nova condição social.
- A transição para aposentadoria pode gerar ansiedade, principalmente pela falta de um planejamento que auxilie o trabalhador a usufruir melhor o tempo nessa nova fase, diz Elizete.
O programa será executado num período de dois anos, com quatro encontros que irão ofertar dois módulos de aprendizados para cada encontro, com as seguintes temáticas: aspecto emocional Autoimagem e aposentadoria; Ganhos e perdas do processo de aposentadoria; Aprendendo a lidar com meu dinheiro; Descobrindo novos espaços; Cuidar e ser cuidado-Hábitos saudáveis; e ainda, Projetando o futuro.
No decorrer do programa, os dois anos consecutivos, ocorrerão palestras com temas voltados à aposentadoria, de modo a beneficiar outros servidores não inscritos nos módulos, mas que demonstrem interesse no assunto.
As principais temáticas que serão trabalhadas são: A chegada da aposentadoria: significados e reflexos; violências e sentimentos na pré-aposentadoria; legislação previdenciária; economia doméstica e cidadania; aspectos de saúde na pré-aposentadoria; como ser feliz e ter uma vida equilibrada após a aposentadoria; e cuidados com a saúde antes e depois da aposentadoria.
As aulas do programa terão duração de seis horas corridas e serão realizadas no auditório da Seduc, no horário das 7h30 às 13h30. O primeiro e o segundo módulo será oferecido no mês de fevereiro de 2018. Os servidores estaduais inscritos receberão camiseta e bolsa de mão tipo pasta, com identificação do programa.
Inscrições:
Servidores interessados em participar do programa podem fazer suas inscrições no Núcleo Saúde Ocupacional, localizado no térreo da Seduc, no Palácio Rio Madeira, edifício Guaporé, em Porto Velho.
Secom - Governo de Rondônia
Noticias da Semana
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei
* AGRESSÃO - Jovem é encontrada gravemente ferida em residência na zona Leste de Porto Velho
* A 'INCONTROLÁVEL' DO LULA - Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Musk
* LIÇÃO NO BRASIL - Paraguai está entre os países com os preços de combustíveis mais baixos
* G20 COMEÇA SEM PUTIN - Lula recebe autoridades do G20 no Rio; Milei foi um dos últimos a chegar
* O VERMELHINHO DO ALVORADA - Play9 de Felipe Neto recebeu R$ 14 milhões em isenção fiscal
* GOVERNO PROIBIDO DE BLOQUEAR - Governo sofre derrota no Senado sobre emendas parlamentares
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno