SEGURANÇA-Polícia Militar lança operação na fronteira e em Porto Velho
A Operação Saturação de Segurança Pública foi lançada quarta feira (11/4), em Porto Velho, no Quartel do Comando Geral. De acordo com o comandante- geral da PM, coronel Ronaldo Flores, é uma atividade de Polícia Ostensiva, direcionada e singular, que visa o combate específico do tráfico de drogas e dos crimes contra o patrimônio, em especial o roubo e o furto, entre eles, os de veículos.
- Esta medida tem por objetivo desarticular o crime e aumentar o combate à criminalidade, prendendo os marginais e oferecendo para a comunidade a paz social, afirma Cel Flores. Esses tipos de delitos despontam como os de maior incidência em Rondônia.
Devido a ampla área de fronteira, o estado de Rondônia é porta de entrada de drogas e armas, que abastecem o mercado interno e até mesmo o de outros países na Europa e na Ásia.
O Estado pode ser dividido em duas fronteiras: a fronteira norte, que vai da confluência do Rio Cautário até o final da Ponta do Abunã, perfazendo 642 km e a fronteira sul que compreende o restante do Estado, indo da confluência do Rio Cautário até a foz do Rio Cabixi com o Rio Guaporé completando os 1342 km de fronteira com a Bolívia, em sua totalidade por via fluvial.
A Capital concentra de 50 a 80 % dos crimes ocorridos no Estado, e por isso se faz necessário uma medida de austeridade, assim como na Região do eixo da BR 425, que é um grande corredor de mercadorias ilícitas.
Plano
O plano é saturar pontualmente os locais estratégicos robustecendo a estrutura de resposta ao crime, prendendo criminosos e inviabilizando o mercado de delitos.
Na capital, será utilizada toda força policial – Guarnições de Força Tática do 1º e do 5º BPM, do Choque, das motocicletas da Operação Cavalo de Aço, das Guarnições da Companhia de Transito (que deverão ter o foco mais voltado ao crime do que as ações de polícia de trânsito) e das Guarnições do Batalhão de Polícia Ambiental.
Fronteira
Na área do 6º BPM será desencadeada no mesmo horário uma ação com duas Guarnições da Unesfron de Guajará-Mirim e duas Guarnições da 3ª Companhia em Nova Mamoré, fechando um circulo de 24 horas ininterruptas na BR 425, com patrulhamento e barreiras visando drogas, armas e veículos produtos de furto e roubo que por ali tomam passagem para a Bolívia.
Fonte
Secom - Governo de Rondônia
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima