Senador está fora das eleições em RO, saiba porque
A mídia nacional repercute: o senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT, não deve ser candidato ao governo de Rondônia nas eleições deste ano.
Em fevereiro passado, ele foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por crime contra o Sistema Financeiro. Também, na mesma decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou a suspensão dos direitos políticos e a perda do mandato. Contudo, este último caso será submetida à análise do Senado.
O CRIME
Gurgazc foi condenado por crime contra o Sistema Financeiro Nacional (art 20 da lei 7.492/86). A denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) apontou que, no período de 2003 a 2004, o senador obteve o financiamento junto ao Banco da Amazônia para renovação da frota de ônibus da Eucatur, empresa de transporte gerida por ele.
Para isso, foi liberada verba no valor de R$ 1,5 milhão, dos quais o senador teria se apropriado de R$ 525 mil. Com o restante da quantia, ele teria comprado ônibus velhos, diferentemente do objeto do empréstimo que era a compra de ônibus novos. Além disso, conforme os autos, a prestação de contas ocorreu com a apresentação de notas fiscais falsas. Gurgacz diz que recorrerá.
FORA DAS ELEIÇÕES
Já que o crime tem como resultado a suspensão dos direitos políticos, neste prisma, Gurgacz está fora das eleições deste ano. Pré-candidato ao governo, ele prepara o “terreno” em Vilhena, onde já realizou encontro partidário.
REDE TV
Além de manter a empresa de transportes Eucatur, o senador também é dono do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC), que mantém a Rede TV e o jornal Diário da Amazônia em Rondônia.
Fonte: Rondoniaovivo
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima