SOLDADOS DA BORRACHA AINDA PAGAM O USO DO SOLO NA ‘FIGURA A’ | Notícias Tudo Aqui!

SOLDADOS DA BORRACHA AINDA PAGAM O USO DO SOLO NA ‘FIGURA A’

Compartilhe:

 

 

                                                                    

 

Porto Velho, RO – Mesmo após 72 anos da Segunda Grande Guerra (1939-45), os nordestinos recrutados na condição de ‘soldados da borracha’ para atuarem nos seringais da Amazônia, mortos pela malária e outros devorados por animais selvagens, ainda hoje não tiveram seus direitos plenamente reconhecidos.

 

É o que constata o presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros (SINDSBOR), Georges Telles Menezes (O Carioca), instalado no bairro Baixa da União, na área portuária desta Capital.

 

Ele denuncia o fato de os soldados da borracha e seus remanescentes, que residem há décadas na área denominada ‘FIGURA A’, trecho do Perímetro Urbano de Porto Velho no perímetro entre a Avenida Rio de Janeiro indo até ao Porto Graneleiro, ainda são obrigados a pagar a taxa de ocupação pelo uso do solo dos imóveis à União.

 

Moradores obtiveram do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) autorização para a regularização da área como doação aos moradores através do município de Porto Velho.

 

A área foi doada para os moradores. Mas até hoje não possuem títulos. A demanda atravessou a gestão de FHC e Lula sem a solução final que busca a Associação dos Moradores da Baixa da União que, em 1999 fez as primeiras incursões na então Delegacia do Patrimônio da União, com sede em Cuiabá.

 

Fonte: www.newsrondonia.com

 

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui