TRÂNSITO: falta de sinalização causa acidentes nos cruzamentos da Zona Sul
Pelo menos 40% das ruas e vias de acesso da Zona Sul desta Capital ainda não tem sinalização como manda a legislação. Segundo levantamento feito por este site, no último final de semana, em alguns cruzamentos falta placas indicativas de parada obrigatória, além de autopista para ciclistas e faixas a pedestres.
De acordo agentes de escolas locais, “os investimentos públicos não acompanham o crescimento desta região”. O morador João Roberto Lemes Soares afirma que “embora a sinalização seja para orientar condutores e dar fluidez ao trânsito”, nas periferias estas ações não existem e a fiscalização fica aquém da realidade.
Estudos sobre a situação das ruas e via de acesso os bairros da Zona Sul (Areal Floresta, Jardim Eldorado 1, Eletronorte, Cohab e outros) apontam que “a falta de sinalização costuma provocar acidentes”, muitos dos quais, com vítimas fatais.
Para o consultor José Ricardo Costa, ao menos 40% dos acidentes causados, sobretudo nos cruzamentos das avenidas Campos Sales, Jatuarana, Sucupira, Tancredo Neves e Geraldo Siqueira, respectivamente, “ocorrem sim, por falta de sinalização, fiscalização e orientação permanente aos condutores”.
Na pesquisa deste site se constatou que “pedestres e motoristas, diante dos problemas que enfrentam, vem reclamando, ha tempos, da falta de segurança nas vias da cidade”. E a Zona Sul é não é a exceção.
João Roberto e José Ricardo Costa dizem que, “para quem utiliza o trânsito não resta dúvidas que as placas de sinalizações indicativas no modo horizontal e vertical, são de grande importância”. Porém, o problema é que elas estão em falta na cidade por motivos ainda não esclarecidos, ressaltam eles.
No domingo (1º), um motociclista foi atropelado - e quase morreu - junto com o carona, depois que o carro de passeio colidiu fortemente com a moto, após avançar a preferencial Rua Angico, no cruzamento com a Avenida Campos Sales, no bairro Eletronorte. As vítimas foram lançadas a mais de 20 metros do local da colisão.
Além dessas duas vias (Angico e Campos Sales), outro local de risco de acidentes é o cruzamento da Avenida Jatuarana com a Rua da Beira, próximo do viaduto que liga a BR-364 ao Jardim Eldorado 1, onde a sinalização é deficitária e os motoristas ficam sem saber, praticamente, o que fazer por causa do matagal na saída do elevado construído pelo Denit.
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima