TREINAMENTO
Com os 52 municípios inscritos, 18 já certificados e com a meta de 100% do estado com o Selo Unicef no final da terceira edição em 2020, teve início nesta terça-feira, 8, o segundo ciclo de capacitações do Selo Unicef em Porto Velho. Participam do treinamento os municípios que não estiveram na primeira fase, realizada nos dias 3 e 4 de abril. Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Alto Paraíso, Cacaulândia, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova Brasilândia, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Santa Luzia e Seringueiras são os participantes.
Estiveram na abertura representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e à Família, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Ministério Público do Estado, da Associação dos Conselheiros Tutelares, da Liga Acadêmica de Pediatria e o governador Daniel Pereira. Na abertura foi anunciada a criação de uma frente de trabalho que vai colaborar com os municípios. Ester Lacerda, primeira dama do estado, é quem vai acompanhar o trabalho de certificação com a equipe.
- Adesão e a presença dos municípios nessa segunda etapa demonstra o comprometimento dos municípios. Queremos receber esse Selo, de reconhecimento internacional, melhorando esses índices e garantindo qualidade de vida às nossas crianças e adolescentes, resumiu a primeira dama.
O governador do estado ainda pontuou ações que colaboram com o trabalho desenvolvido que o Selo Unicef promove e colocou a meta de 100 de certificação na próxima edição. “O importante vem primeiro, mas nem sempre é tão fácil priorizar. Ao analisar o que é mais emergente hoje, vamos ter inúmeras prioridades, mas pensar no bem-estar de crianças e adolescentes é pensar no futuro. Rondônia é o primeiro estado em que todos os municípios aderiram e tem 18 certificados, mas a nossa meta é até 2022 ter os 52 municípios certificados, e é esse compromisso que firmamos hoje”.
A próxima etapa é o fórum comunitário que os municípios devem realizar até o dia 30 de junho, onde o objetivo é envolver a comunidade e ouvir os adolescentes. Essa etapa ajuda a conduzir o trabalho de certificação dos municípios.
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima