Vacinação contra gripe em Porto Velho começará no próximo dia 23 de abril
A vacinação contra gripe (influenza) em Porto Velho vai começar no próximo dia 23 para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde. A meta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é imunizar 112 mil pessoas. Em 2017, aproximadamente 120 mil pessoas foram imunizadas. A Campanha Nacional de Vacinação será no dia 12 12 de maio, escolhido pelo Ministério da Saúde como o Dia D.
Segundo a coordenadora de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, as vacinas estarão disponíveis somente para os grupos prioritários. “Essa primeira fase irá atender somente os grupos contemplados que são os profissionais da área da saúde, crianças de 6 meses e menores de 5 anos, professores, pessoas com doenças crônicas, idosos e gestantes, que é grupo mais vulnerável e que mais adoeceu ano passado. Passando essa fase, ai sim o Ministério da Saúde libera para os outros grupos, mas no momento não será liberado para quem estiver fora do grupo”, esclarece Elizeth.
A coordenadora destaca a importância da vacinação para todas as pessoas que estão no grupo de vulnerabilidade. “A gente sabe que já existem casos da gripe H1N1 em outros estados e não queremos que isso aconteça aqui também. Por isso, nós estamos fazendo o chamamento para todas essas pessoas do grupo que assim que estiverem disponíveis as doses procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e previna-se tomando a vacina antes que seja tarde”, enfatiza.
Sobre as reações da vacina, Elizeth informa que é normal e esperada após o paciente ser imunizado podendo causar febre, dor de cabeça e mal-estar em alguns casos. A imunidade tem duração de 12 meses e por isso tem que ser imunizado anualmente nos postos de vacinação disponíveis.
“Nosso grupo vai até as escolas vacinar os professores contra a gripe e aproveitar também, para vacinar meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos contra o HPV e meningite”, informa Elizeth. A vacina contra o HPV para adolescentes previne as meninas contra o câncer de colo do útero e os meninos do câncer de pênis, ânus e entre outros.
Outras vacinas
A coordenadora de imunização destaca que estão disponíveis as vacinas contra sarampo, mas a população não está dando muita importância e a procura está baixa. Outra vacina que vem aumentando a procura nos postos é a da febre amarela, que está disponível na rede pública.
Para se vacinar basta levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), de vacinação e um documento com foto.
Nesta terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu 2.800 doses da vacina pentavalente enviadas pelo Ministério da Saúde. As doses já foram encaminhadas para a zona rural e, na zona urbana, a distribuição nas unidades de saúde segue até o fim da tarde.
As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A pentavalente deve ser ministrada aos 2, 4 e 6 meses de idade. A vacina imuniza os bebês contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.
Fonte: Rondoniagora
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima