Participação da Prefeitura no Acampamento Verde superou 2 mil atendimentos



Movimento levou serviços socioambientais a três distritos da Ponta do Abunã

 

Superou os 2 mil atendimentos a participação da Prefeitura Municipal no movimento Acampamento Verde, que mobilizou instituições públicas e privadas em serviços socioambientais nos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre, região conhecida como Ponta do Abunã, localizada na divisa com o estado do Acre.

A área onde estão os distritos é uma das mais prósperas do município, entretanto é onde há muitos registros de queimadas no período de poucas chuvas.

Equipes da Prefeitura participaram, durante 10 dias, de intensos trabalhos, levando a presença do poder público, conforme previsto no Plano Integrado de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Estado.

Na área de saúde, as ações foram realizadas por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com professores e alunos voluntários da faculdade Unesc/Unama.

Os serviços de promoção da cidadania ficaram a cargo Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), através do Sine Municipal, e o órgão estadual Tudo Aqui.

EXAMES

No distrito de Extrema, destacaram-se os exames de malária e informações sobre a prevenção ao mosquito transmissor da doença. Foram realizados 783 atendimentos, incluindo os prestados na área de saúde, emissão de Carteiras de Trabalho impressas e digitais e emissão de passes-livres.

Notícias no WhatsApp
Receba as notícias de Porto Velho e Rondônia no seu celular.
Entrar no grupo

Em Nova Califórnia, foram prestados 618 serviços, sendo que na área de saúde foram realizados testes rápidos de HIV, tipagem sanguínea, consultas médicas, exames para de Covid-19 e atendimentos preventivos. Também foram feitos exames de malária e prestadas informações sobre a prevenção da doença.

No campo social, destacaram-se os novos cadastros e atualizações do CadÚnico, emissão e transferência de título de Eleitor, emissão de RG e baixadas Carteiras de Trabalho digitais.

Foram 603 os atendimentos realizados em Vista Alegre do Abunã. As equipes de saúde realizaram testes sorológicos, coletas para exames preventivos e aplicação de vacinas.

O Sine Municipal deu entrada em pedidos de seguro-desemprego e emitiu carteiras de trabalho, serviços relacionados ao CadÚnico, e Carteira de idoso. Servidores da Semasf fizeram uma visita domiciliar. Houve ainda emissão de Títulos de Eleitor.

Também fez parte da missão, nos três distritos, a busca ativa de moradores, por técnicos da Sema, Sedam, Semagric, Emater, sob coordenação do Corpo de Bombeiros Militar, para levar informações sobre educação ambiental, alternativas ao uso do fogo e projetos ambientais.

“Infelizmente o uso do fogo ainda é visto como uma alternativa barata de limpeza por parte de alguns moradores. A proposta é mostrar os prejuízos e orientá-los sobre primeiros socorros, entre outras ações”, explica Alexandre Pincer, secretário municipal de meio ambiente.

A participação do município envolveu os seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Sine/Semdestur), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Também estavam presentes equipes da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) e Corpo de Bombeiros Militar, além da Eletrobrás/Eletronorte e Faculdade Unesc/Unama.

Texto: SMC
Foto: Sema

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)



Noticias da Semana

Veja +