|
|
|
O asfaltamento da RO-005, conhecida como Estrada da Penal, é importante para Porto Velho porque dá acesso aos portos de grãos e de empresas petrolíferas, instalados na região do Baixo Madeira. A estrada também encurta o caminho para os distritos e comunidades ribeirinhas beneficiando centenas famílias de pequenos produtores.
O fluxo de caminhões e veículos é enorme gerando um tráfego dia e noite. O trecho entre o complexo penitenciário estadual e a comunidade de Cujubim, numa extensão de 30 quilômetros, estava recebendo obras de asfaltamento, mas a empresa abandonou o projeto deixando um vão de mais de dois quilômetros.
No local, durante o inverno, se formou um grande atoleiro. No período de seca, ficou com diversos buracos e muita poeira. Moradores e caminhoneiros fecharam a via na semana passada, pedindo a retomada imediata do asfaltamento do trecho.
Na segunda-feira (23), equipamentos da 13ª Residência do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte de Rondônia (DER-RO) foram enviadas para o local e a obra foi retomada.
De acordo com Carlos Albuquerque, da 13ª Residência, o DER fará o trecho abandonado com execução direta sem contratação de empreiteira. Nesta semana já foram realizadas a limpeza lateral, topografia, análise desolo, saídas de água e outros serviços de base para receber o asfaltamento. O prazo estimado para conclusão desse trecho é de 60 dias.
Para os outros trechos de conclusão da extensão final do asfaltamento, o DER fez nova licitação e contração outra empresa para dar continuidade a obra de asfaltamento da estrada portuária.
“Em breve a população da região poderá transitar sem os transtornos ocasionados pela paralisação. Queremos entregar uma obra de qualidade e em curto prazo”, afirmou Albuquerque.
(diariodaamazonia)
