|
|
|
O professor Isaias Vieira dos Santos faleceu neste final de semana – sexta-feira – foi velado no sábado e seu corpo já descansa, desde esta manhã de domingo, no Cemitério Santo Antônio, em Porto Velho, sua terra natal. Mas, seu espírito repousa na graça e misericórdia do Senhor, pois ele foi um justo que deixa a honradez por herança e exemplo de vida.
Mas esse galardão, reconhecido e aplaudido pela sua família, numerosos amigos e incontáveis admiradores que colecionou ao longo de 69 anos de vida dedicada ao serviço público como servidor federal, construído dia após dia, com inteligência, sabedoria e amor ao próximo.
Sua vida de destacado professor logo lhe levou a funções de gestor. Assim, foi diretor da Escola Estadual Major Guapindaia e logo foi convocado pelo lendário governador Jorge Teixeira como titular da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (Secet) e em seguida como titular adjunto da Secretaria de Estado da Educação.
Nestas pastas Isaias deixou a marca de grandes feitos em favor do novo Estado de Rondônia. Contribuiu com projetos de grande valor cultural que permanecem até hoje, a exemplo do Festival Flor do Maracujá. Posteriormente, a convite, assumiu a pasta da educação no município de Ariquemes, no segundo mandato do prefeito Francisco Sales Duarte de Azevedo.
Na ‘Princesinha da BR-364’, como chamava o saudoso prefeito de Ariquemes Pedro Tavares Batalha, Isaias fez muito pela a Educação e ajudou Sales em inúmeras outras tarefas administrativas. Entre elas, o de coordenar e levar à aprovação da Câmara Municipal, o Plano Diretor da Cidade de Ariquemes, vigente até hoje.
Posteriormente, o professor voltou às origens de funcionário público federal e servir no INSS de Ariquemes onde se destacava como técnico previdenciário. Ali, aposentou-se em 2019.
O professor Isaias, como era chamado por todos, conquistou a cidade e por ela se deixou conquistar. Era sua segunda terra mater. E foi ali, que viveu o seu primeiro casamento com a saudosa jornalista Telma Anconi e criou o casal de filhos Isaias Junior e Taís. Posteriormente, gozou o segundo casamento com Cleo Albuquerque, com quem viveu sua alegria até o último instante.
Mas Isaias também viveu o viés político. Tanto que foi presidente regional do PRN que elegeu Fernando Collor presidente do Brasil. Em seguida, junto com o ex-senador Galvão Modesto, dirigiram o jornal impresso Última Hora por um certo tempo.
Contudo, o que mais marcou o professor Isaias foi a afabilidade, a educação, a honradez, a generosidade e a alegria de viver.
Grande anfitrião, gostava de receber os amigos. A sua casa era uma festa, cheia de alegria que contagiava os filhos e quem chegava. Sua mesa farta, não conhecia avareza. Pelo contrário, atrai pela qualidade dos pratos que oferecia feitos por suas próprias e habilidosas mãos.
Em tempos de valores tão precarizados e vilipendiados, Isaias viveu levando para casa somente o salário do contracheque. Só o que era seu por direito. No mesmo ambiente onde muitos entravam pobres e saiam ricos, ele voltava para casa - casa modesta, carro modesto – com a mesma altivez de quem não tem o que esconder e nem temer.
É a este Isaias Vieira dos Santos que eu, Osmar Silva e Francisco Sales, féis amigos e companheiros de tantas lutas, prestamos esta homenagem. Que a sua descendência guarde estas lembranças no coração.
Veja algumas imagens do professor Isaias.

Isaias, Osmar Silva, Hélio Cavalcante(falecido) e Francisco Sales

Com a esposa Cléo (Cleuza de Albuquerque Vieira)

Isaias do jeito que gostava de receber os amigos

Aqui, ele está com a filha Taís

Isaias abraçado ao filho Isaias Junior

Com Taís e Junior

E com André, exemplo de amizade com todas as gerações
Fonte: noticiastudoaqui.com
