UBS será reconstruída pela 3ª vez, mas outra continua no abandono em Porto Velho



 

O prefeito Hildon Chaves, assinou, esses dias, a 3ª Ordem de Serviço para a construção da mesma obra: uma UBS-Unidade Básica de Saúde, no mesmo local, na Rua Daniela, no mesmo Bairro Três Marias, na Capital.

Esclareçamos: esta foi a 1ª Ordem de Serviço da gestão Hildon Chaves. As duas primeiras ocorreram em gestões anteriores. Nas duas ocasiões, o prédio ficou pronto, bonito, na chave. Com vigilante na porta. Mas o público não foi beneficiado, atendido.

Continua após a publicidade.

Ocorreu que os gestores de então, não deram conta de mobiliar, equipar e contratar profissionais de saúde para atender as comunidades dos bairros do entorno.

O que aconteceu em seguida, o leitor já adivinhou: vigilantes assaltados, prédio arrombado e depredado. Começaram levando as louças de pias e banheiros, em seguida, fios elétricos e tomadas. Por último, portas e telhados.

Continua após a publicidade.

Tudo o que tinha serventia, foi levado duas vezes da UBS da Rua Daniela. Agora, ganhou tapume e nova Ordem de Serviço.

Nenhuma fiscalização ou denúncia dos órgãos de controle – Câmara de Vereadores, Ministério Público, Tribunal de Contas e nem tampouco inquérito policial para apurar, identificar e prender os marginais.

Menos ainda, qualquer processo de responsabilização dos gestores que consumaram este desastre com o dinheiro público. É ‘só no nosso’, como grita o Datena na televisão.

Continua após a publicidade.

Quem tinha o que ganhar com este feito, ganhou e pronto. Ninguém ficou inelegível e nem foi condenado por improbidade.

Mas não é só isso. Tem mais.

Ali, na Zona Leste, tem os escombros de outra Unidade Básica de Saúde, popular Centro de Saúde do SUS, no Bairro Flamboyant que, parece, a atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde nem tem conhecimento.

Isto aqui gerou discurso, voto, mas gerou resultado benéfico.

O que aconteceu ali, na Rua Atalin, frente ao nº 1.823, foi a mesma coisa do que ocorreu na Rua Daniela, no Bairro Três Marias. Tudo igual, tudo fora das vistas dos órgãos de controle. Menos um detalhe: ninguém, até agora, prefeito nenhum providenciou e tampouco vereador algum, pediu a reconstrução da UBS. Pelo menos, que se tenha conhecimento.

A rua sem placa, como quase toda a cidade, tem seu nome inscrito no portão desta casa, frente aos escombros da UBS.

Após depenada, a Unidade de Saúde se transformou num lixão a céu aberto, o matagal tomou conta da calçada feita pela Prefeitura na gestão Hildon Chaves e, os moradores que sonhavam com os serviços de saúde, ganharam novos e inconvenientes vizinhos: urubus, ladrões escondendo os furtos e noiados afundando na nóia.

Não se tem conhecimento de que a Prefeitura irá emitir nova Ordem de Serviço para reconstruir e pôr para funcionar mais esta UBS. Até porque o chefe do Executivo Municipal encontra-se às voltas para concluir duas outras obras de sua gestão: a Praça Pública e o Centro Esportivo. Um, em andamento. Outro, parado e abandonado, até agora.

A Rua Atalin, no Bairro Flamboyant, era pra ser das mais animadas, com gente vestida de branco e pessoas sendo atendidas na hora dos piripaques da saúde...

Mas o sonho virou pesadelo e péssima vizinhança ...

Onde todo tipo de facínora se esconde e provoca pavor nos moradores...

Além das doenças oriundas do lixo a céu aberto, em frente dos escombros da UBS, atraindo urubus, ao invés de médicos e enfermeiros.

Fonte: noticiastudoaqui.com

       



Noticias da Semana

Veja +