|
|
A Exposição Agropecuária de Porto Velho, Expovel, retorna após anos de ausência fazendo esforço para atrair público, expositores e gente disposta a fazer negócios.
Não é uma tarefa fácil para um evento com histórico de vai e volta não se sabe quando, que perdeu credibilidade junto da sociedade.
Mas esta insegurança tem causa.
Primeiro: não se costuma ver uma Capital como sede de evento rural. Isto normalmente é visto em cidades interioranas. Segundo: Porto Velho era conhecida, até recentemente, como região de terras ruins. E gado gosta de terra boa. Esta visão já mudou e o boi já está presente. Terceiro: falta de decisão e comprometimento da sociedade ruralista e dos governos do estado e do município com a causa.
Se estes três elementos estiverem reunidos agora, e permanecerem unidos daqui pra frente, a Expovel poderá vir a ser a maior festa agropecuária de Rondônia, já que tem a maior manada e um terço da população do estado. Além do destacado crescimento da produção de grãos e outras riquezas da agricultura e da agroindústria familiar rural.
Mas a Expovel precisará de área e infraestrutura própria, digna de uma Capital.
Porto Velho poderá sediar o maior concurso de rodeio e de vaquejada do Norte; é só estimular as festas municipais e trazer, para a Capital, os campeões dos 52 municípios e das dezenas de cidades distritais.
É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo a seguir e faça o seu próprio juízo. Aproveite se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’.
Fonte: noticiastudoaqui.com