Governo já estuda intervenção em Candeias do Jamari



Intervenção poderá fechar inclusive a Câmara de Vereadores até a retomada da capacidade administrativa do município.

 

O município de Candeias do Jamari talvez seja hoje, o município mais atrasado em termos de desenvolvimento social e econômico de Rondônia. Com uma extensão territorial grande e mergulhada numa confusão administrativa que dura mais de uma década, a prefeitura não consegue atender as demandas básicas de saúde, educação e infraestrutura, por exemplo.

Continua após a publicidade.

Localizado na região metropolitana da capital, o município com aproximadamente 28 mil habitantes se transformou em um verdadeiro caos político-administrativa, tanto que nos últimos seis anos, já passaram pelo comando do executivo municipal seis prefeitos, sendo que cinco foram cassados e um assassinado. Atualmente quem comanda Candeias é o presidente da Câmara de Vereadores.

Diante desta incapacidade administrativa de Candeias, que não consegue receber recursos financeiros do governo federal e tampouco do governo do estado por falta de prestação de contas de convênios recebidos, cresce no meio político rondoniense o sentimento da necessidade de intervenção estadual no município. No governo do Estado já há sinais dessa intervenção.

Suscitada na sessão desta semana da Assembleia Legislativa a intervenção é vista como a única opção para recolocar o município no trilho do desenvolvimento e a proposta vem ganhando força desde então, dentro do governo do estado e no Tribunal de Contas do Estado, responsável pela análise das contas da prefeitura, que têm sido rejeitadas nos últimos exercícios.

Continua após a publicidade.

Candeias do Jamari tem tudo para ser um município desenvolvido em função da sua proximidade com a capital, com a oportunidade de instalação de indústrias que gerem emprego e renda para a população, tributos municipais e estaduais, que podem mudar a realidade da cidade e do interior, mas tem se tornado apenas um dormitório da capital, onde as pessoas param para dormir, mas trabalham, compram e investem na capital ou em outras regiões, dada a falta de expectativa de desenvolvimento.

Candeias do Jamari é um dos únicos do estado que não possui um parque de máquina capaz de executar obras simples para a sua comunidade, necessitando de ajuda do DER para limpeza e recuperação de suas estradas.

De acordo com a própria população, a única coisa que cresce no município é a criminalidade, onde a quantidade de furtos, roubos e assassinatos preocupa os moradores. Sem estrutura, Candeias tem se tornado também um grande ponto de armazenamento distribuição de drogas e contrabando, com verdadeiras quadrilhas que compram e vendem de tudo, distribuindo para Rondônia e diversos outros estados brasileiros.

Continua após a publicidade.

A intervenção administrativa do governo do estado em um município que enfrenta dificuldade é prevista na Constituição Estadual e basta um decreto do governador do Estado para se confirmar, ficando o governo responsável a partir daí, com toda a área administrativa do município. No caso de intervenção estadual, as atividades da Câmara de Vereadores podem ser suspensas até que se regularize a situação do município.

Fontes do Diário RO ligadas ao governo do estado afirmam que as primeiras informações informação já chegaram ao governador Marcos Rocha que teria solicitado uma análise da real situação do municípios de Candeias do Jamari. Uma força tarefa estaria sendo montada para ver a viabilidade da intervenção, que pode acontecer ainda antes do final do ano, quando, então, o governo do estado nomearia um interventor, que junto com uma equipe formada possivelmente em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, passaria a comandar os rumos do município até o saneamento dos problemas administrativos que assolam toda a municipalidade.

(diarioro)



Noticias da Semana

Veja +