Pouco empenho e muito discurso



 

A pirotecnia do governo federal com realização de audiências públicas para discutir as vantagens e desvantagens de recuperar a rodovia federal BR-319, ligando Porto Velho a Manaus, teve seu último capítulo nesta terça feira, 16, no pequeno auditório do Dnit de Rondônia.

Embora estivesse presente o secretário executivo do Ministério dos Transportes e alguns técnicos, além de representantes de alguns órgãos no estado e do estado, o próprio local já deu a dimensão da importância que se conferiu ao fato. Além do baixo índice de chamamento do público, através da mídia, para se fazer presente e expor seus anseios, esperanças e temores. Foi, na verdade, um ato para cumprir tabela e gerar narrativa de defesa do governo federal

Continua após a publicidade.

Talvez, por essa desimportância expressa, não havia presença significativa nem vozes representativas, dos que são contra esta obra de vital importância estratégica para o desenvolvimento dos estados amazônicos de Rondônia, Acre, Roraima, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins. Todos beneficiários desta rodovia para escoar suas produções e receber importações e produtos do Parque Industrial da Zona Franca de Manaus.    

Na última audiência pública para decidir a favor ou contrário a conclusão das obras da BR-319, reiniciada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, não havia governador, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais, nem as grandes lideranças empresariais do estado se fizeram presentes. Parece que jogaram a toalha. Assim, o relatório que virá nos próximos dias, apontando alternativas positivas ou negativas, só confirmará o que, parece, todos já esperam: dona Marina vence, mais uma vez, com o apoio do Lula, claro.

Mas há de se perguntar: será que 6 estados, 6 governadores, 6 prefeitos de capital, 6 assembleias legislativas, 6 bancadas de senadores, 6 bancadas de deputados federais, centenas de lideranças empresariais, presidentes de federações, milhares de empresários de todas as áreas, não constituem força suficiente para derrubar a oposição de ongs representantes de governos estrangeiros, e outros engajamentos do atraso, e concluir uma obra de vital importância como é a BR-319 para os mais de 30 milhões de habitantes da Amazônia? Ou já perdemos a soberania sobre mais da metade do território do Brasil?

Continua após a publicidade.

Na real, falta engajamento. Ou então, os que nos representam, são todos demagogos iludindo o povo. Ou frouxos arriando as calças em troca de um troco, vindo seja lá de que banda for.   

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje. Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ que é publicado e vai ao ar toda segunda-feira às 17hs30.

Continua após a publicidade.

Fonte: noticiastudoaqui.com        

 

 



Noticias da Semana

Veja +