Administradores distritais tomam posse após realização de eleição inédita



Treze gestores foram empossados pelo prefeito Léo Moraes

Um marco histórico para a cidade de Porto Velho, assim pode ser definida nesta sexta-feira (1) a assinatura de posse dos treze administradores distritais eleitos para o compromisso de serem os representantes oficiais de suas localidades junto ao Poder Executivo Municipal.

A posse foi assinada pelo prefeito Léo Moraes em uma solenidade promovida no Teatro Banzeiros. Essa foi a primeira eleição dentro dessas características na história política e administrativa de Rondônia, sendo que todos os nomes mais votados por suas respectivas comunidades foram homologados pelo Poder Executivo após ser encaminhada uma lista tríplice ao prefeito.

Continua após a publicidade.

De acordo com Léo Moraes, esse é um momento de imensa satisfação para todo cidadão que almeja um futuro melhor para o município de Porto Velho, uma vez que agora a distância entre a prefeitura e as suas comunidades mais distantes contarão com um elo de ligação em cada um dos treze distritos porto-velhenses.

“Isso é fruto de um diálogo multinível entre os poderes, órgãos, Câmara Municipal, Tribunal Regional Eleitoral, e a gente fica muito feliz e na expectativa de que isso diminua a distância do povo com o atendimento do serviço público. Ao mesmo tempo, pedimos paciência porque somos um município continental, mas não vamos descansar e com o apoio de cada um desses administradores iremos valorizar o chão sagrado de cada um dos nossos distritos”, destacou o prefeito Léo Moraes.

ELEITOS

Continua após a publicidade.

Contando com um total de oito homens e cinco mulheres, os administradores eleitos fizeram o juramento de posse, que regra em um trecho que todos eles se comprometem em “ouvir a comunidade, zelando pelo interesse público e pelo desenvolvimento dos distritos”.

Eleito para administrar uma das maiores comunidades ribeirinhas de Porto Velho, Juscelino Dantas revelou as suas expectativas com esse novo momento que o distrito irá passar, além de comentar a importância da comunidade ter sido ouvida pelo Poder Executivo.

Continua após a publicidade.

“Essa foi uma campanha inédita, foi muito boa, o prefeito deixou o povo escolher, isso foi muito bom porque o povo foi às urnas e escolheu os seus representantes. Estamos alinhados com o prefeito e tudo está no caminho certo, agora temos muitos para trabalhar e fazer pelo nosso distrito”, relatou Juscelino Dantas.

Já para Francisco Urielson, eleito para administrar o distrito de Demarcação, essa eleição foi promovida de forma organizada e contou com o reconhecimento da comunidade, que participou de maneira ativa desse processo de escolha até então inédito.

“Quero agradecer à prefeitura de Porto Velho e à comunidade que votou, que fizeram uma eleição simples e organizada. Graças a Deus, deu tudo certo e com certeza essa atual gestão está fazendo uma administração diferente de todas as outras, por isso temos tudo para avançarmos em nossos distritos”, disse Francisco Urielson.

JUSTIÇA ELEITORAL

Segundo o presidente do TRE-RO, desembargador Daniel Ribeiro Lagos, essa eleição foi uma iniciativa louvável por parte da prefeitura de Porto Velho, que poderia apenas escolher de forma direta esses nomes, porém, preferiu consultar a população, fato que segundo ele mostra o apreço da gestão pelo processo democrático.

“Eu quero cumprimentar a prefeitura por essa iniciativa, que chamou a população, pediu apoio da Justiça Eleitoral, para que o povo soberanamente fizesse a escolha de seu administrador, isso é levar a democracia para essas comunidades, valorizar a sua população e trazer pertencimento”, disse o desembargador Daniel Ribeiro Lagos.

A Justiça Eleitoral atuou como principal parceira da prefeitura de Porto Velho durante todo o processo de eleição dos administradores distritais, disponibilizando de sua estrutura e das urnas eletrônicas.

Eleitos e empossados, os treze administradores distritais serão responsáveis pelo desenvolvimento inédito de um trabalho de integração que tem como foco a garantia da qualidade de vida de toda a população que vive nos distritos da capital rondoniense.

A posse contou, ainda, com a presença do comandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia, Cel. Regis Braguim, o Defensor Geral do estado de Rondônia, Victor Hugo de Souza Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Gedeão Negreiros e a deputada federal Silvia Cristina.

Confira aqui o nome dos distritos e administradores empossados:

1. Abunã – Salonilde Viana dos Santos Gomes
2. Calama – Wagner Oliveira Chaves
3. Demarcação – Francisco Urielson Castro Lacerda
4. Extrema – Keila Viana Cherubini
5. Fortaleza do Abunã – Francilene da Rocha Sena
6. Jaci Paraná – Eucradio Luiz da Silva Barbosa de Souza
7. Nazaré – Maria Ângela Braga
8. Nova Califórnia – André Silva Piana
9. Nova Mutum – Rosenilde Alexandria Nascimento
10. Rio Pardo – Joair Fogaça da Silva
11. São Carlos – Juscelino Dantas de Souza
12. União Bandeirantes – Valdeci Osório Patrício
13. Vista Alegre do Abunã – Udeivde Santos de Jesus

Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)




Noticias da Semana

Veja +