A Escrita Feminina ganha voz internacional com a nova Sala Literária da AJEB-RO




No dia 26 de julho de 2025, foi inaugurada a Sala da AJEB-RO, localizada na Rua Cinco de Outubro, 1575, no bairro São Francisco, em Porto Velho. O espaço tornou-se um novo marco para a literatura em Rondônia, reunindo um acervo com mais de 300 obras doadas por escritoras nacionais e internacionais.

A iniciativa surgiu a partir do convite de Márcia Pini, coordenadora do ICEAL, que, por meio da escritora Izabel Cristina, estendeu à diretoria da AJEB-RO a proposta de cessão de uma sala que atenderá tanto à Associação quanto à Biblioteca Comunitária da AJEB-RO. A Biblioteca Comunitária da AJEB RO,funcionará aos sábados, das 8h às 12h, e tem como objetivo incentivar a leitura e democratizar o acesso à literatura para a comunidade da zona Leste de Porto Velho, alcançando cerca de 30 bairros.

Continua após a publicidade.

O espaço literário homenageia a Profª Benedita Pini, (In memorian) que foi Secretária de Educação, reconhecida por sua atuação social no Estado de Rondônia. Atualmente, a coordenação da sala está sob responsabilidade de Márcia Pini, também membro da AJEB-RO, onde as escritoras participarão de trabalhos coletivos com a comunidade local.

O espaço conta com obras vindas de diversos países, marcando a presença global da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB). Entre os destaques, estão as doações da A.C.I.MA Itália, representada pela escritora Sônia Miquelin, que esteve presente na inauguração e é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho de difusão literária na Europa, especialmente na Itália.

A solenidade de inauguração também contou com a presença da escritora Maria Alice Ferreira da Rosa, da AJEB de São Paulo, onde doou suas obras literárias, e representou a presidente coordenadora, Nancy Alcântara, que contribuiu com importantes coletâneas como: Paulistânea Liberdade – Oficina Literária 2024; Navegar é Possível 2025. Ambas organizadas por Nancy Alcântara, presidente da AJEB SP. O acervo ainda inclui títulos de grande relevância como: Mulheres Extraordinárias (2021); Sem Fronteiras pelo Mundo – Coletânea Internacional Lusófona em Verso e Prosa (2023); Cápsula do Tempo – Cartas para o Futuro (2024), organizada pela Rede Sem Fronteiras, sob coordenação de Dyandreia Portugal, Elas – A Força Feminina através dos Tempos (2025), da Editora Cultive, coordenada por Valquíria Imperiano; Antologia Originárias, da AJEB MG/Nacional, sob coordenação da ex-presidente Irislene Morato; A Mulher no Mundo – Universo Feminino em Expansão (2025), coordenada por Márcia Schweizer, presidente da AJEB RJ, com apoio de Renata Dal-Bó, presidente nacional da AJEB; Brava Gente Brasileira em Terras Amazônicas, com participação de 13 escritoras da AJEB RO, coordenada por Angela Bretas, liderança rondoniense e organizadora do JIPALÊ em Ji-Paraná RO; Libertà & Liberdade (Antologia Bilíngue); Musas– Mulheres Memoráveis (Volume IV), ambas coordenadas pela ACIMA Itália, por Sônia Miquelin.

Continua após a publicidade.

Além dessas obras, o espaço abriga livros de todas as escritoras associadas da AJEB RO e também da escritora Ana Maria Tourinho, membro Honorário da AJEB RO e das escritoras Erika Mertens e Cordy Tezalia Jauregui, ambas membros correspondente internacionais da AJEB RO na Bolívia, onde ampliará o acervo com o apoio contínuo das escritoras, entidades literárias e parceiros que, por meio da escritora Izabel Cristina, tem colaborado com doações e fortalecimento da escrita feminina em Rondônia.

A Sala da AJEB RO é, mais do que um acervo: "é um símbolo da união literária entre estados e nações, que reconhece o protagonismo das mulheres na produção intelectual contemporânea", citou a Renata Dal-Bó.


Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +