O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, apresentou denúncia judicial contra dois agentes acusados de invadir a residência do deputado estadual Jean Mendonça, no dia 3 de outubro, e praticar crimes de roubo e extorsão, mantendo o parlamentar e sua família como reféns.
Invasão, ameaças e violências
Segundo a denúncia, os suspeitos armaram-se e invadiram a casa, obrigando o deputado a deitar-se no chão sob repreensão de arma de fogo. A esposa de Jean Mendonça foi rendida, agredida com um pedaço de madeira e teve pertences subtraídos, incluindo celulares, alianças e uma corrente de ouro.
Durante a ação, uma prima do parlamentar, ao chegar ao local alertada por uma funcionária, também foi feita refém, teve o celular tomado e foi ameaçada de morte.
Enquanto avançava, o grupo exigiu dinheiro, jóias e até uma arma que pudesse existir no imóvel, além de planejar fugir com duas caminhonetes do deputado e levar as vítimas como reféns. A residência foi revirada em busca dos objetos.
As vítimas permaneceram sob controle dos suspeitos por cerca de uma hora.
Mobilização policial e desfecho da ação
A Polícia Militar de Rondônia reagiu rapidamente. Ao ser acionada, cercou a residência e evitou que o crime se transformasse em sequestro.
Do total dos envolvidos, dois se entregaram (sendo um adolescente) e outro conseguiu fugir inicialmente, mas foi capturado dias depois pelas autoridades.
A polícia afirma que todas as vítimas foram liberadas sem ferimentos, embora profundamente abaladas.
Denúncia formal e pedido de condenação
Com base nas investigações, o MPRO ofereceu denúncia à Justiça, requerendo a responsabilização judicial dos acusados pelos crimes de roubo, extorsão e demais agravantes.
A denúncia reforça o papel do Ministério Público no combate à criminalidade e demonstra atuação firme diante de episódios que atingem autoridades e cidadãos comuns.
Fonte: noticiastudoaqui.com