Se até quem é de casa, como o cacique Raoni, popstar mundial dos povos indígenas do Brasil, reclamou da Cop30 e do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, imagine quem veio de longe, cheio de sonhos e fantasia alimentadas por coloridas propagandas, para conhecer a Amazônia e salvar o Planeta.
O visitante, ao descer do navio-transatlântico-hotel – primeira má-impressão –, por falta de instalações na cidade, sofre o primeiro impacto ao se deparar, antes de pisar no solo paraense, com uma imensa favela de palafitas na beira do rio, onde vivem as pessoas do extrato social mais miserável do povo paraense, cagando dentro d’água, por falta de saneamento básico.
No caminho do desembarque, vêm um super-iate-de-luxo e ficam sabendo que ali, estão hospedados o presidente da República do Brasil e sua 1ª dama, a saltitante dançarina ‘faraona’, Janja. Mas estes navios não estão queimando óleo diesel, combustível fóssil, poluente, 24 horas por dia? Tem algo errado aqui!
E como assim? Será que em toda a cidade de Belém, não havia uma casa digna de hospedar o casal presidencial? Será que o governador não quis receber, em sua casa, o 1º casal do Brasil?’ Estranho!
Em seguida, o visitante percorre uma estrada recém-construída, ao preço da morte de milhares de árvores abatidas e da destruição das casas de milhares de criaturas da floresta, que ali habitavam até à véspera da Cop30, para, só então, chegarem ao local do evento.
Mas não estão ali para lutar pela preservação do meio ambiente, dos ecossistemas, e combater o aquecimento global? Então, como destruir a natureza para fazer uma estrada só para receber visitantes, que são contra a destruição das florestas? Estranho, muito estranho!
E coisas mais estranhas foram sendo anotadas: cadê o Trump, o Putin, o Xi Jinping, os maiores poluidores do planeta, não vieram? Quantos países estão presentes? Só 80? E o presidente Lula, onde está? Foi à Colômbia acalmar o seu amigo Maduro, que está medo do Trump, e deixou todos os chefes de estado entregues à ministra Marina Silva? Que coisa estranha, muito estranha mesmo!
E o visitante endoidece no calor amazônico, na falência dos ar-condicionado; nas agendas atrasadas; no meio de protestos e quebradeira, de gente revoltada. Melhor sair e procurar algo pra comer. Mas, quanto é mesmo essa coxinha? Mais caro que em Londres ou Paris, oh lá lá!
E ainda criaram, durante a Cúpula do Clima, um tal Fundo Florestas Tropicais para Sempre (em português) ou Tropical Forest Forever Facility (TFFF, na sigla em inglês), para arrancar dinheiro da gente.
Quer saber? Vamos embora daqui. O Chanceler Friedrich Merz, da Alemanha, está certo.
E assim, Lula, que já deixou Belém e as discussões finais da pior COP de todos os tempos, saiu menor que quando chegou para abraçar o amigo da Janja, Emmanuel Macron, presidente da França, que fugiu da foto oficial de líderes.
É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje, em pequenos vídeos, sobre os fatos acima. Digite, no seu celular, noticiastudoaqui.com para ver tudo e muito mais.