Presidente convidou autoridades para acompanhá-lo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá ao funeral do papa Francisco acompanhado das lideranças dos demais Poderes da República brasileira. Embarcarão junto do chefe do Executivo os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF), Hugo Motta (Republicanos-PB), Davi Alcolumbre (União-AP) e ministro Luís Roberto Barroso.
Segundo apuração do portal Metrópoles, o convite partiu do próprio Lula, e as demais autoridades aceitaram. A comitiva deve seguir rumo ao Vaticano por volta das 22h desta quinta-feira (24). O funeral será realizado no próximo sábado (26), às 10h (hora local, 5h de Brasília).
O petista lamentou a morte do pontífice nesta segunda e decretou sete dias de luto por seu falecimento. De acordo com ele, a humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo.
– O papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos. Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados – escreveu, em nota.
Nos últimos anos, Lula se reuniu com o papa Francisco por algumas vezes. Em fevereiro de 2020, antes de ser candidato ao terceiro mandato como presidente, o petista chegou a ser recebido por Francisco no Vaticano. Em 2023, já como presidente, Lula se reuniu com o papa ao lado da primeira-dama Janja.
No ano seguinte, os dois voltaram a se reunir durante visita de Lula à Itália para a Cúpula do G7. Lula, mais uma vez acompanhado da primeira-dama Janja, esteve com Francisco e chegou a expressar o desejo de convidar o pontífice para a COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, no fim deste ano.
Sem a presença de Lula, a primeira-dama Janja da Silva se encontrou com o papa Francisco no Vaticano em fevereiro deste ano. Durante a visita, o pontífice teria perguntado sobre a saúde de Lula e expressou seu apoio à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa encampada pelo governo brasileiro no âmbito do G20.
(pleno.news)
(69)3901-3176
(69) 3901-3167
(69) 3214-4647
(69) 3224-6380
(69)3901-3176