É possível saber se você é uma das milhares de vítimas da fraude bilionária envolvendo entidades e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pedir o encerramento dos descontos ilegais nos benefícios por meio do aplicativo Meu INSS.
No aplicativo é possível acessar o extrato de pagamento dos benefícios. Ao identificar a rubrica “mensalidade associativa”, o aposentado ou pensionista pode ter sido alvo da fraude.
Isso porque, como revelou o Metrópoles em uma série de reportagens, entidades cobravam mensalidades associativas de aposentados. Essa cobrança se dava por meio de desconto direto na folha de pagamento da aposentadoria — e, muitas vezes, sem a autirazação dos beneficiários. A fraude, segundo a PF, desviou R$ 6,3 bilhões.
O pedido de cancelamento também pode ser feito pelo aplicativo. Após acessar a plataforma, com a apresentação de login e senha, é possível encontrar um campo de busca, onde há o desenho de uma lupa. Após clicar, escreva “mensalidade associativa”.
Após inserir o comando, vão aparecer opções, selecione “excluir mensalidade de associação ou sindicatos”. Depois, a aplicativo fornece instruções para dar andamento ao pedido.
O cancelamento pode evitar novas cobranças irregulares. A possível devolução dos valores descontados indevidamente serão tratados “caso a caso”, segundo os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Carlos Lupi (Previdência).
(Metropoles)
(69)3901-3176
(69) 3901-3167
(69) 3214-4647
(69) 3224-6380
(69)3901-3176