O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) colocou para tocar a música “Velocidade da Luz”, do grupo carioca de pagode Revelação, durante a reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizada nesta quinta-feira (6/11) com o ex-ministro do governo Jair Bolsonaro (PL) Onyx Lorenzoni.
Durante a sessão, Pimenta usou seu tempo de fala para dizer que “deixaria uma homenagem a todos que pedem desculpa e são reabilitados” por ela em provocação à oposição.
assista:
Ao tocar a música, o deputado afirmou que as normas da Previdência Social “foram afrouxadas” durante o governo de Bolsonaro, o que, segundo ele, resultou nos descontos indevidos aplicados a aposentados e pensionistas, o tema investigado pela CPI.
“O povo brasileiro já entendeu por que esse esquema virou o que virou, esse monstro que virou, porque foi permitido, principalmente a partir de 2019, dentro do governo Bolsonaro, que todas essas mudanças tenham acontecido. As regras foram afrouxadas”, declarou Pimenta.
Farra no INSS
- O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.
- Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
- As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).
- Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
(Metropoles)