Governo federal prepara pacote de auxílio financeiro a vítimas em MG



presidente Jair Bolsonaro (PSL) prepara um pacote de medidas para prestar auxílio financeiro às vítimas do rompimento de barragem em Brumadinho, em Minas Gerais. A ideia é que o gabinete de crise, criado na semana passada pelo Palácio do Planalto, anuncie as iniciativas até a próxima quinta-feira (31).

No pacote em discussão, há a antecipação do saque do Bolsa Família para beneficiários do programa que foram afetados pela tragédia, medida que tem precedentes em casos de calamidade. O repasse seria viabilizado por meio de uma portaria editada pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo programa social.

O governo federal também considera a liberação do saque das contas do FGTS e do PIS-Pasep para as vítimas do acidente. Isso seria realizado por meio da edição de uma medida provisória, que está em estudo tanto pela equipe política como econômica.

Continua após a publicidade.

Para anunciar oficialmente as medidas, o Palácio do Planalto avalia o impacto das iniciativas e a forma como elas podem ser viabilizadas rapidamente.

O gabinete de crise avalia ainda a hipótese do Ministério da Justiça firmar um convênio com o governo de Minas Gerais para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A ideia é que o montante seja utilizado para ajudar no resgate e identificação das vítimas da tragédia. Com informações da Folhapress.

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +