Hoje é o Dia de Portugal, um dos 12 países mais antigos do mundo



Consegue adivinhar qual é o país mais antigo? Descubra a posição que Portugal ocupa no top dos países mais antigos do mundo.

 

A independência de Portugal, ou mais propriamente do Condado Portucalense, aconteceu em 1143, através do Tratado de Zamora, assinado pelo reino de Portugal e o reino de Castela e Leão. Contudo, só cerca de 35 anos mais tarde é que a Igreja, através do Papa Alexandre III, viria a reconhecer essa mesma independência, através da publicação do manifestis probatum, uma bula emitida corria o ano de 1179.

Continua após a publicidade.

Ainda assim, Portugal pode gabar-se de ser um dos países mais antigos do mundo e, logo, com mais história. Conheça a lista completa e deixe-se surpreender.

Hoje é o Dia de Portugal, um dos 12 países mais antigos do mundo

12° Portugal – Independência em 1143

Continua após a publicidade.

Portugal tem cerca de 10 milhões de habitantes e é o 12º país mais antigo de todo o mundo. A língua falada neste território é o português e a religião predominante é o cristianismo. Os portugueses ficaram para a história como os principais responsáveis pelos Descobrimentos, explorando territórios de continentes, como a América, a África e a Ásia.

11° Hungria – Independência em 1000

A Hungria tem mais de 9 milhões de residentes. São um país de muito emigração que se dispersou por países como os Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, França, entre outros. Este país congrega diversas referências linguísticas e culturais e muitos povos, como são os casos dos: Székelys, Csángós, Palóc e Jász.

Continua após a publicidade.

10° Áustria – Independência em 976

Na Áustria, habitam mais de 8 milhões de pessoas. As suas origens remontam à dinastia de Habsburgo, tendo depois passado a ser a República da Alemanha-Áustria. Os tratados de Versailles e de Saint-Germain-en-Laye vieram proibir essa designação, passando depois a Áustria.

9° Dinamarca – Independência no século 8 (800-701)

Na Dinamarca, vivem cerca de 5 milhões de pessoas. É um povo feliz e com uma boa qualidade de vida, investindo bastante em setores como a educação, a saúde, a proteção da liberdade e a democracia.

8° França – Independência em 846

Neste país, residem aproximadamente 67 milhões de pessoas, contando.se várias populações, como os: gauleses, latinos, francos, entre outros. No século XIX, o país foi alvo de uma vaga de imigrações, tendo imposto aos imigrantes a adesão aos valores e à cultura francesa.

7º Sérvia – Independência em 768

A independência da Sérvia aconteceu com a formação do principado da Sérvia. Porém, durante muito tempo, ela esteve sob o comando de impérios como o Otomano. No entanto, este país manteve sempre a sua identidade, sendo fiel à religião ortodoxa e ao alfabeto cirílico

6º São Marino – Independência em 301

San Marino foi fundado por Marinus de Rab que, em 257, terá deixado uma colónia romana, quando o futuro imperador, Diocleciano, emitiu um decreto solicitando a reconstrução dos muros da cidade de Rimini.

San Marino tem uma das maiores rendas per capita da Europa e o turismo é sua principal fonte de rendimento, já que fica perto do porto de Rimini, no mar Adriático. Outra indústria a considerar são os bancos, os produtos eletrónicos e as cerâmicas que também geram capital no país. Além disso, fazem o cultivo de vinhas e cereais e criação de ovinos.

5º Arménia – independência em 190 a.C

Ao longo da história, o reino da Arménia viveu sob períodos de independência e períodos de submissão aos impérios contemporâneos. Em 301, a Arménia foi o primeiro país oficialmente cristão do mundo, tendo essa como religião oficial de Estado. Entre 95 e 66 a.C. durante o reinado de Tigranes, o Grande, o reino da Arménio atingiu o seu maior tamanho, sendo um dos mais poderosos da zona.

Como fica entre dois continentes, a Arménia esteve sempre mais sujeita a invasões por diversos povos, como foi o caso dos assírios, gregos, romanos, bizantinos, árabes, mongóis, persas, turcos, otomanos e russos.

4° China – Independência em 221 a.C

A China é o país do mundo com mais população. São mais de um bilião de pessoas. A sua história contou com várias dinastias imperiais, a última das quais governou até 1912, quando o país se tornou numa República. Este percurso histórico explica o tamanho atual do território chinês.

3º Irão – Independência em 550 a.C

Esta é uma das civilizações mais antigas do mundo, remontando ao reino de Elam, de 2800 a.C. A unificação do país tornou esta nação no mais importante poder cultural e político da região da época.

Contudo, é em 550 a.C. que atinge a sua independência e maior extensão. Isto, durante o Império Aqueménida, fundado por Ciro, o Grande. Os seus territórios estendiam-se do vale do Indo, no leste, à Trácia e à Macedónia, na fronteira nordeste da Grécia. Um dos maiores impérios de sempre!

2° Japão – Independência em 660 a.C

O Japão foi muito influenciado pela China. As suas duas principais religiões são o shinto (51.82%) e o budismo (34.9%).

1º Etiópia – Independência em 980 a.C

A Etiópia é o país mais antigo do mundo. Fica em África e é, ainda, o segundo país mais populoso de África e o 10º no que respeita à sua área territorial. Faz fronteira com o Sudão e com o Sudão do Sul a oeste, com o Djibuti e a Eritreia ao norte, com a Somália ao leste e com o Quénia a sul. A sua capital é Adis Abeba. Os historiadores e arqueólogos acreditam, ainda, que terá sido neste território que surgiu o Homo sapiens.

(ncultura)



Noticias da Semana

Veja +