|
|
|
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou neste domingo (2) que vai investigar informações de violações dos protocolos anticovid em cruzeiros, depois que surtos afetaram três navios que navegavam na costa brasileira.
“O descumprimento dos protocolos sanitários e a desobediência às medidas de restrição impostas pelas autoridades constituem infrações sanitárias que, se confirmadas, resultam em multas e suspensão das atividades (das companhias de cruzeiro)”, alertou a Anvisa em um comunicado.
A agência informou que também reforçará a recomendação feita na sexta-feira ao Ministério da Saúde de suspender imediatamente todos os cruzeiros, dado o aumento global dos casos de covid-19 impulsionados pela nova variante ômicron.
O Brasil permitiu a retomada dos cruzeiros em novembro, mas ordenou às empresas que implementassem protocolos estritos contra a covid-19, que incluíam submeter a testes os passageiros e colocá-los em quarentena em caso de infecção.
O anúncio da investigação ocorre depois do registro de surtos de covid-19 em três embarcações em frente à costa brasileira no Ano Novo.
(istoe)
