Publicidade

SACOLEJOU O MUNDO - Trump faz 1º discurso no Congresso dos EUA em cinco anos; veja íntegra

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez seu primeiro discurso no Congresso americano em um período de cinco anos na noite de terça-feira (4) em Washington. “Conseguimos fazer em poucos dias o que muitos governos não conseguiram em anos. Nós estamos apenas começando”, afirmou.

Considerado o mais longo desde pelo menos 1964, o pronunciamento teve cerca de uma hora e quarenta minutos de duração, e ocorre seis semanas após o início do segundo mandato dele na Presidência.

O presidente tratou de assuntos diversos na área da política, citando os cortes em agências governamentais, na economia, abordando cortes de impostos internos e tarifas internacionais, e na geopolítica, citando os conflitos em Gaza, Ucrânia e no Paquistão.

O discurso também foi marcado por críticas severas ao governo Biden, onde Trump o culpou pelo aumento no preço de produtos, como ovos, criticou como a administração anterior lidou com a imigração, além anunciar vetos a leis sancionadas pelo antecessor.

Ele também fez pedidos ao Congresso, como o voto pena de morte para assassinos de policiais, a aprovação do financiamento a um escudo de defesa anti-mísseis e defendeu o banimento da transição de gênero.

Veja os principais destaques do discurso de Donald Trump, no Congresso americano:

Tarifas internacionais

O presidente dos Estados Unidos citou as tarifas do Brasil enquanto falava sobre as taxas impostas a outros países.

Ao citar “tarifas recíprocas” aos parceiros comerciais dos EUA, o presidente incluiu o Brasil a um grupo de outros países como Canadá, Índia e China, afirmando que as novas taxas estão definidas para o dia 2 de abril.

Guerra da Ucrânia

Trump criticou a participação da Europa na guerra entre Rússia e Ucrânia.

Durante a fala, o presidente afirmou que enquanto os EUA “trabalham incansavelmente”, enquanto a Europa compra óleo e gás russos, ao invés de ajudar as defesas ucranianas.

“Nós gastamos 350 bilhões de dólares e foi como tirar doce de criança, eles gastaram 100 bilhões de dólares. Nós temos um oceano nos separando, eles não. O Biden autorizou mais dinheiro nesta guerra do que a Europa gastou. Precisamos equilibrar isso”, acrescentou.

Ele também informou que Volodymyr Zelensky enviou uma carta ao presidente Donald Trump dizendo que seu país está pronto para “vir à mesa de negociações o mais rápido possível para trazer uma paz duradoura mais perto”.

fonte cnn

Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +

Publicidade
Publicidade