Ao menos 37 pessoas morreram desde 6ª feira (4.jul) por causa de enchentes provocadas por tempestades no estado do Texas, nos Estados Unidos. Entre as vítimas estão 14 crianças. Segundo a Reuters, a informação foi confirmada pelo escritório do xerife do condado de Kerr, Larry Leitha, neste sábado (5.jul.2025).
O número de vítimas pode aumentar. Equipes de resgate continuam a busca por pessoas ainda desaparecidas –entre elas, 27 jovens que participavam do acampamento de verão feminino Camp Mystic.
Mais de 800 pessoas foram evacuadas da região depois de águas do Rio Guadalupe recuarem. O nível do rio chegou a 8,8 metros, causando estragos.
“Missões de resgate aéreo como esta estão sendo realizadas 24 horas por dia. Não pararemos até que todos sejam resgatados”, escreveu o governador do Texas, Greg Abbott (republicano), em seu perfil no X, com imagens de um dos resgates.
Air rescue missions like this are being done around the clock.
— Greg Abbott (@GregAbbott_TX) July 4, 2025
We will not stop until everyone is accounted for. pic.twitter.com/tqwTr1RkEi
Localizado na região montanhosa do Texas Hill Country, o Condado de Kerr é uma área conhecida por suas cidades históricas e atrações turísticas. A tragédia se deu poucas horas antes do feriado de 4 de julho, quando muitos moradores e turistas se dirigiam ao local para celebrar.
O presidente dos EUA, Donald Trump (republicano), expressou solidariedade às vítimas e anunciou a colaboração do governo federal com autoridades locais e estaduais. “Melania [primeira-dama] e eu estamos orando por todas as famílias afetadas por essa tragédia horrível. Nossos corajosos socorristas estão no local fazendo o que fazem de melhor”, declarou em seu perfil na Truth Social.
(Poder360)