Trump promete ação terrestre contra cartéis, mas não cita Venezuela




Donald Trump sinalizou que os Estados Unidos podem atacar o território da Venezuela em breve, como parte da campanha do país contra o tráfico internacional de drogas. A informação foi divulgada pelo presidente norte-americano nesta quinta-feira (23/10).

Sem citar diretamente o país de Nicolás Maduro, Trump usou um suposto fluxo de drogas que chega aos EUA por terra para justificar a ação.

Continua após a publicidade.
“Eles continuam enviando drogas por terra. Muito menos, porque eles acham que algo grande vai acontecer, e eles estão certos. Algo muito sério vai acontecer. O equivalente ao que está acontecendo no mar”, disse.

De acordo com Trump, o Congresso dos EUA será notificado sobre a decisão, mas sem a necessidade de uma declaração de guerra ser emitida. “Acho que vamos apenas matar as pessoas que estão trazendo drogas para o nosso país, certo? Vamos matá-las”, declarou o republicano.

A fala do presidente dos EUA acontece em meio à incertezas na região da América do Sul, e acusações contra os presidentes Nicolás Maduro e Gustavo Petro.

Continua após a publicidade.

Desde agosto, o Pentágono iniciou uma mobilização militar no Caribe, onde navios de guerra estão operando, com o suporte de caças F-35. Segundo o governo dos EUA, a ação visa combater o tráfico internacional de drogas que passa pelo local.

Nove ataques já realizados

Até o momento, Trump já anunciou nove ataques contra embarcações na região. A maioria deles aconteceram em águas caribenhas, próximo à costa venezuelana. Nesta semana, porém, dois barcos também foram atacados no Oceano Pacífico.



Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +