|
|
|
Há mais de 20 milhões de anos, o “pulmão do mundo” tinha uma paisagem árida e sem água alguma. Era, na verdade, um grande deserto, onde tudo evaporava e, por isso, nenhuma mata de grande porte havia ali. Bem lentamente, não se sabe bem porque, o mar foi invadindo e grandes corpos d’água começaram a ocupar o espaço, em um movimento constante.
Surge a grande cordilheira dos Andes que modelou toda a paisagem do continente e a floresta, enfim, aparece também, uma vez que águas garantiram sua imensa extensão e a grandiosa diversidade de flora e fauna. Essa é a provável micro-história geológica da origem da Amazônia, a maior floresta tropical e reserva natural do planeta.
Ela tem outros nomes: Floresta Amazônica, Selva Amazônica, Floresta Equatorial da Amazônia, Floresta Pluvial ou Hileia Amazônica. A maioria da mata está dentro do Brasil, que abriga 60% da área, seguida pelo Peru com 13% e com pequenas quantidades na Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
|
|
Para celebrar tanta grandiosidade foi definido o dia 5 de setembro para comemorar o Dia da Amazônia, data em que D. Pedro I criou a província do Amazonas, em 1850. Sua celebração serve ao objetivo de incentivar a reflexão sobre a importância da riqueza de vida animal e vegetal da região e por ela possuir incontáveis recursos naturais.
|
|
É oportuno discutir os impactos provocados por anos de exploração desenfreada desses recursos. Por isso, faz-se necessário cuidar e preservar toda essa riqueza da Floresta Amazônica. Nas últimas décadas, a região tem sido alvo do desmatamento ilegal, afetando toda a fauna e a flora e causando danos graves ao ecossistema local. Além dessa dilapidação, a Amazônia tem sido vítima da biopirataria (contrabando de animais e de plantas); pesca e caça ilegais; e conflitos por disputas de terras.
O site SOS Amazônica tem publicado muitos alertas e matérias sobre as agressões sofridas pelas florestas. O Repórter RO convida-o (a) para conhecer este portal, por meio do link a seguir:
GREEN PEACE, SEMPRE ALERTA PARA AGIR
Esta prestigiada entidade internacional tem, entre suas defesas globais, a preservação da Amazônia, que considera o coração pulsante do planeta, aquele que regula o sistema climático global e espalha chuva para outras regiões do país. Esta floresta, segundo o Greenpeace está ameaçada por um projeto de governo que vem privilegiando o lucro de empresas e criminosos, ao invés do bem estar de todos. O Repórter RO convida-o(a) a assinar a petição para apoiar esta luta. Você ainda receberá as denúncias feitas pela entidade e os chamados para ação.


