Bancos anunciam antecipação de recursos a produtores afetados por incêndios



Reunião de Carlos Fávaro com instituições financeiras formalizou utilização do RenovAgro para o atendimento emergencial de impactados pelas queimadas

 

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, se reuniu em São Paulo, nesta segunda-feira (23), com representantes de oito instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa, BNDES, BNB, Basa, Sicredi, Sicoob e Bradesco.

Continua após a publicidade.

 

 

O objetivo foi tratar do apoio aos produtores rurais afetados pelos incêndios que atingem o país.

O chefe da pasta disse que o presidente Lula autorizou utilizar recursos do Programa de Financiamento de Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro) para o atendimento emergencial. O anúncio já havia sido adiantado, com exclusividade, pelo Canal Rural em reportagem do dia 12 deste mês.

Essa linha financia a recuperação de áreas degradadas. Alguns bancos devem oferecer o recurso a partir de outubro, mas em algumas instituições ele já está disponível.

Continua após a publicidade.

Produtor da região de Cáceres, Mato Grosso, Manoel Benedito Rosa Filho, assinou o acesso à linha de crédito na reunião. A propriedade dele teve 40% da área queimada.

“É o recurso mais palatável, com menores taxas de juros e prazo amplo para pagar”, disse Fávaro.

Alguns bancos anunciaram que vão mudar seu planejamento. Pretendiam liberar parte do recurso no ano que vem, mas decidiram antecipar para este ano.

Continua após a publicidade.

O secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos, o adjunto Wilson Vaz, e o superintendente interino do Mapa em São Paulo, Fabio Paarmann, acompanharam a reunião.

(canal rural)



Noticias da Semana

Veja +