Lula não é convidado para posse de Trump e Brasil deve ser representado por embaixadora



A posse presidencial de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro, nos Estados Unidos, contará com a presença de líderes internacionais como Benjamin Netanyahu (Israel), Javier Milei (Argentina), Santiago Peña (Paraguai), Nayib Bukele (El Salvador), Giorgia Meloni (Itália) e até Xi Jinping (China), que receberam convite para o evento.

No entanto, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado para a cerimônia. Tradicionalmente, presidentes eleitos dos Estados Unidos não costumam convidar outros chefes de Estado para suas posses, embora Trump tenha quebrado essa tradição em seu último mandato, fazendo convites a alguns presidentes, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula, ainda assim, ficou de fora da lista de convidados.

Continua após a publicidade.

Bolsonaro, por sua vez, mesmo tendo sido convidado, aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para poder viajar. O ministro Alexandre de Moraes, que determinou o impedimento de Bolsonaro de deixar o país, ainda não decidiu se devolverá o passaporte ao ex-presidente, que está sem o documento desde a imposição da medida.

FONTE CONEXÃO POLÍTICA

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +