O programa Celular Seguro foi criado no final de 2023 com o intuito de combater roubos e furtos de celulares no Brasil. Ele já conta com mais de 2,4 milhões de usuários e cerca de 100 mil alertas de bloqueio foram emitidos.
O sistema é considerado um sucesso, mas continua passando por melhorias. Uma nova atualização permitirá o disparo de mensagens via WhatsApp para milhares de aparelhos irregulares que foram habilitados em novas linhas.
Objetivo é incentivar a devolução dos aparelhos
O novo recurso entrará em funcionamento na próxima sexta-feira (4). A atualização é resultado de um processo de integração e do compartilhamento de dados entre todas as operadoras de telefonia móvel e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A função permitirá a identificação e o envio de mensagens ao portador do celular roubado, mesmo que haja uma mudança de operadora e do número após a ação criminosa. Isso acontece devido à identificação do IMEI.
Na mensagem, o usuário será comunicado de que precisará devolver o aparelho na delegacia da Polícia Civil mais próxima da respectiva residência e prestar esclarecimentos. Caso não efetue a devolução, o indivíduo poderá ser alvo de um inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
