A disputa dos pretendentes por uma vaga no Clube Exclusivo mais poderoso do Brasil, o Senado da República, acirra as ambições e a cobiça pelo poder de influir governos, instituições, empresas e negócios, onde se ganha muito, que torna a disputa seletiva uma briga-de-foice-no-escuro.
Embora seja por tempo definido, portanto temporário, os gananciosos querem chegar lá, nem que seja por uma única temporada. Quem já é rico, multiplica a fortuna. Quem não é, tem a chance de entrar para este seleto clube permanente.
O governador Marcos Rocha tá doido para chegar lá, Dalciolo também e Hildon Chaves idem, idem. Além de outros.
Todo governador, principalmente de dois mandatos, têm o Senado da República como destino certo. Foi assim com Valdir Raupp, Ivo Cassol e Confúcio Moura. Por que não será com Marcos Rocha?
A questão é que, embora sejam duas vagas, o que em tese, facilitaria a conquista, a cada eleição aumento a quantidade de candidatos altamente competitivos, em todos os cantos de Rondônia.
O desafio é que, para entrar dois novos sócios neste Clube dos 81, outros dois têm que sair. E só sai de três formas: vontade própria; reprovado pelas urnas; ou cassado.
Então, as duas vagas ofertadas estão ocupadas. E os titulares não estão dispostos a cedê-las para ninguém.
Por isso, o novo pretendente tem que arrancar o sócio que está lá, dentro da fortaleza, pela força do voto, e jogá-lo no meio da rua para ser engolido pela poeira da história.
Que o digam os senadores Confúcio Moura, Jaime Bagattoli e Marcos Rogério. Quem os arrancará de lá?
Que testemunhem os ex-senadores Acir Gurgacz, Expedito Junior e Valdir Raupp, jogados nos ventos da história e doidos para voltar. Ressuscitação política até ocorre, Trump é bom exemplo, mas é raro.
Entretanto, renascer das cinzas, como Fênix, é inspiração para valentes.
Por fim, todos os pretendentes a postos, estão descobrindo a realidade do dito popular: ‘a rapadura é doce, mas não é mole’.
É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje, em pequenos vídeos, sobre os fatos acima. Digite, no seu celular, noticiastudoaqui.com para ver tudo e muito mais.