
Com o objetivo de melhorar a imagem do Legislativo Paulistano, se inteirar dos problemas locais e esclarecer o trabalho dos vereadores aos moradores das periferias da cidade, a Câmara Municipal de São Paulo iniciou no último final de semana uma série de eventos regionais onde os parlamentares vão aos principais bairros ouvir a população.
Porém, no primeiro encontro do "Câmara na Rua", apenas 16 dos 55 parlamentares compareceram ao evento, que aconteceu no sábado (29), no CEU São Miguel, Zona Leste da cidade.
O número significa que houve 70% de ausências entre os parlamentares. Ou seja, menos de um terço dos vereadores paulistanos que tomaram posse recentemente, em 1° de janeiro de 2025, compareceu ao evento da própria Casa.
O encontro custou cerca de R$ 250 mil em infraestrutura, que será aproveitada nas outras datas, segundo a Mesa Diretora da Câmara. O próximo evento semelhante acontecerá em 26 de abril, no CEU Parelheiros, Zona Sul.
'Falta de compromisso com a população'
Apesar de não haver obrigatoriedade de presença, os especialistas afirmam que a ausência de 39 parlamentares em um evento institucional do Poder Legislativo sinaliza descompromisso com o povo.
“Esse tipo de atitude é uma demonstração da falta de compromisso com o cidadão de São Paulo, sobretudo com as pessoas que estão na periferia, que são as regiões mais carentes de recursos públicos”, diz a cientista política Camila Rocha, doutora pela Universidade de São Paulo (USP), diretora científica do Cebrap e integrante do Instituto Democracia em Xeque.