Publicidade

PORTA ABERTA À VIDA - 'Sexo é divino e orgasmo é presente de Deus': os casais com muitos filhos que crescem no catolicismo

Publicidade

Na publicação, um "breve histórico familiar", com a data do casamento com seu marido, Jean, em 2013, do nascimento das seis filhas e das quatro perdas gestacionais.

"E agora? Qual é o(a) próximo(a)? Menino ou menina?", ela pergunta na sequência.

A escolha costuma se inspirar em uma combinação entre o ensinamento católico de que os filhos são bênçãos e o princípio da providência divina, que alimenta a crença de que Deus vai se encarregar de prover a subsistência da casa.

Uma tonelada de cocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

A tendência tem fomentado inclusive a organização de um mercado em torno da vida reprodutiva desses casais, com a oferta de serviços de doulas católicas, ginecologistas católicos e de métodos de planejamento familiar "lícitos", termo usado entre os fiéis para se referirem às práticas aceitas pela religião.

Nas redes sociais, dezenas de católicos compartilham a rotina de suas famílias numerosas e as particularidades de seu estilo de vida.

Um dos mais conhecidos é o ator Juliano Cazarré, que era ateu e se converteu ao catolicismo depois de interpretar Jesus em 2019 no tradicional espetáculo Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, em Pernambuco, e hoje tem seis filhos.

"A gente está aberto a que a vida possa acontecer. Como eu sempre falo: 'a vida quer viver'", explicou Cazarré, em entrevista à TV Globo após o anúncio de que a esposa estava grávida do caçula em setembro de 2023.

Sua conta no Instagram tem mais de 3 milhões de seguidores.

Os influenciadores desse universo promovem desde práticas comuns entre essas famílias, como a leitura de livros com viés católico sobre maternidade e o papel da mulher na sociedade, a produtos e serviços mais mundanos — um perfil em Santa Catarina, por exemplo, faz publicidade da varejista Havan, com vídeos da família de seis filhos nos corredores da loja.

Liliane e Jean, por exemplo, dividem nas suas redes sociais a experiência de educar os filhos em casa — o chamado homeschooling, recorrente entre casais abertos à vida — e oferecem seus serviços na área da psicologia tomista, uma versão que mistura filosofia e religião, especialmente os ensinamentos de São Tomás de Aquino.


Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +

Publicidade
Publicidade