LIBERDADE ENERGÉTICA E ECONÔMICA - Obras para incluir Roraima ao sistema elétrico nacional chegam a 90%

Publicidade


A interligação Manaus-Boa Vista, que já está com mais de 90% das obras concluídas, foi um dos temas debatidos na 306ª Reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), na última semana. O empreendimento tem previsão de conclusão no segundo semestre deste ano e vai garantir economia de mais de R$ 1 bilhão por ano na conta do consumidor brasileiro de energia elétrica.

A obra é para garantir que o estado de Roraima, atualmente suprido de forma isolada, seja incluído no Sistema Interligado Nacional (SIN). O investimento federal total para a obra é de R$ 2,6 bilhões.

Publicidade

Na reunião, o comitê também destacou a conclusão da implementação dos aprimoramentos nos Sistemas Especiais de Proteção (SEPs), medida que viabiliza o aumento dos limites de transmissão do Sistema Interligado Nacional, especialmente para a transferência de energia renovável produzida no Nordeste para as demais regiões.

Gás natural

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico também avaliou a disponibilidade de gás natural para geração termelétrica, considerando a parcela de suprimento boliviano, e deliberou o encaminhamento de solicitações de estudos, além de cronograma da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com medidas regulatórias e operacionais necessárias para viabilizar a implantação.

Publicidade

Durante a última reunião ainda foram divulgadas informações técnicas referentes às condições hidrometeorológicas no Brasil em maio, o balanço sobre a energia armazenada no país no mês passado e a expansão da geração e transmissão. Para saber mais, confira em 306ª Reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico.


Publicidade

Noticias da Semana

Veja +