
Iniciando sua passagem pelo Rio de Janeiro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou, na quinta-feira (3), do lançamento do Edital Mãe Beata de Iemanjá, ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A cerimônia foi realizada no terreiro Ilê Axé Omiójuarô, em Nova Iguaçu (RJ).
O edital, promovido pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) é voltado ao fortalecimento de terreiros na promoção da justiça ambiental e irá premiar 54 iniciativas, já realizadas ou em andamento, conduzidos por povos e comunidades tradicionais de terreiro ou de matriz africana. As inscrições começaram nesta sexta-feira (4). Serão selecionadas duas ações por unidade da Federação, por meio da regionalização, para promover a democratização do fomento a iniciativas de base territorial e comunitária.
– Esse prêmio é ainda mais relevante em ano de COP30, uma vez que o MIR defende a pauta da participação dos afrodescendentes, povos e comunidades tradicionais e de matriz africana nas negociações sobre clima e meio-ambiente – destacou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.