São essas manifestações que dão um tom a mais nos embates políticos e podem ainda mudar o rumo das discussões no país.
![]() |
Divulgado na semana passada pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação da Câmara dos Deputados, dados interessantes sobre o uso, por parte dos deputados, da tribuna da Casa de Leis durante o ano de 2021. Os números revelam que a bancada de Rondônia foi bastante tímida quando sobre o uso do microfone para fazer ecoar suas vozes, demandas e bandeiras.
Os discursos, pronunciamentos, questões de ordens, orientações para a bancada e outras comunicações são importantes e fazem parte do cotidiano dos parlamentares no Congresso Nacional. São essas manifestações que dão um tom a mais nos embates políticos e podem ainda mudar o rumo das discussões no país.
O News Rondônia verificou, por meio dos dados da Câmara que foram divulgados também no portal Congresso em Foco, que apenas um deputado discursou acima de 50 vezes durante o ano e que uma deputada proferiu apenas uma fala durante as sessões.
Na 114ª colocação geral, Coronel Chrisóstomo (PSL) foi quem mais usou o microfone durante o ano. Ele conseguiu discursar por 51 vezes. Em segundo lugar, do grupo rondoniense, Jaqueline Cassol (PP) com 16 discursos. Silvia Cristina (PDT) segue com 11 discursos. Léo Moraes (Podemos) discursou por seis vezes. O mesmo número obteve Lúcio Mosquini (MDB). Expedito Netto (PSD) fez três discursos. Mauro Nazif (PSB) fez dois discursos. Em último lugar, a tucana Mariana Carvalho (PSDB) que contabilizou apenas um discurso durante o ano de 2021.
Em números totais, tanto os deputados quanto os senadores de todas as unidades da federação discursaram 29.934 vezes. Talíria Petrone (PSOL-RJ) foi a grande campeã na Câmara, com 636 discursos. Erika Kokay (PT-DF) segue com 613 discursos. Do Norte, destaque para Joenia Wapichana (REDE-RR) 560 discursos. Henrique Fontana (PT-RS) com 501 discursos. E Pompeo de Mattos (PDT-RS) com 442 discursos.
(News Rondônia)
