Lira determina que CPI do MST cancele depoimento de Rui Costa



Decisão acontece um dia depois de encontro do presidente da Câmara com ministro

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cancelou o depoimento do ministro da Casa Civil, Rui Costa, à CPI do MST, que estava marcado para acontecer nesta quarta-feira (9). A decisão do líder da Casa atende a um pedido do deputado Nilto Tatto (PT-SP) e acontece um dia depois de Lira se encontrar com o ministro em Brasília.

Continua após a publicidade.

A determinação foi publicada nesta manhã, horas antes da oitiva, por meio do Diário da Câmara dos Deputados. Como justificativa, Lira endossa o argumento de Tatto, de que não haveria nenhuma ligação entre a Casa Civil e as invasões do MST.

– Não se demonstrou no requerimento a conexão entre as atribuições do ministro da Casa Civil da Presidência da República e os fatos investigados pela CPI sobre o MST. Somente podem ser convocados ministros de Estado para prestarem informações perante Comissões quando há correlação entre o campo temático do ministério e o conteúdo substancial das atribuições do órgão convocador – alegou o presidente da Câmara.

O requerimento de autoria do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), relator do colegiado, apontava que Rui Costa não teria atuado para impedir invasões do grupo na Bahia, na época em que era governador do estado.

Continua após a publicidade.

Segundo informações da CNN, Salles também queria questionar o ministro sobre o trabalho da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em relação ao grupo, visto que a entidade está sob a responsabilidade da Casa Civil.

 

(pleno.news)

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +