Aposentado não é lixo



Aposentado não é lixo, mas, no Brasil de hoje, é tratado como se fosse, principalmente por políticos que só se lembram do povo em período eleitoral. Muitos estão cada vez mais preocupados com seus interesses nada republicanos, completamente divorciados da realidade social, como se tem visto na imprensa e nas mídias sociais. Danem-se o interesse público, a coisa pública, aquilo que realmente importa e pertence a todos os cidadãos.

Recentemente, o plenário da Câmara Municipal de Porto Velho aprovou à concessão de abono natalino aos servidores da Casa, mas, por motivos desconhecidos do público, deixou de fora os inativos, que se aposentaram por paridade. A paridade é um princípio constitucional insculpido no Art. 40, $ 4º, da Constituição Federal. Isso significa que os aposentados têm direito aos mesmos reajustes salariais e benefícios concedidos aos que estão em atividade, na mesma proporção e data. Deixo a reflexão para os estudiosos no assunto, como o advogado e vereador Breno Mendes, que se notabilizou na defesa de interesses de segmentos mais carentes da sociedade.

Continua após a publicidade.

Não culpo o presidente da Câmara Municipal, Gedeão Negreiros. Até onde se sabe, era seu desejo fazer a coisa diferente, mas ele teria encontrado resistência entre segmentos movidos pelo espírito desmedido de ganância, cada vez mais presente nas sociedade modernas, que leva pessoas a desejarem excessivamente poder, bens materiais e vantagens, independentemente das consequências, mesmo que para isso tenham que tripudiar sobre princípios Divinos.

A Assembleia Legislativa de Rondônia também concedeu abono salarial aos seus servidores. E que abono! Segundo informações, a atuação do Sindler, o sindicato da categoria, teria sido decisiva no processo de negociação com a mesa diretora da ALE-RO. Prevaleceu o sentimento de renúncia. O valor do abono teria sido reduzido para que todos, ativos e inativos, fossem beneficiados. Se isso é verdadeiro, meus cumprimentos à direção do sindicato, mas, infelizmente, ainda tem muita gente que considera aposentado um lixo, algo inútil, imprestável ou sem importância.


Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +