Publicidade

MATANÇA NO COARI - Pesquisadores realizam expedição para investigar mortes de animais em lago do Amazonas

Publicidade

 

Um grupo de pesquisadores da Sea Shepherd Brasil esteve no lago de Coari durante uma semana para tentar esclarecer as mortes de tucuxis, botos, golfinhos e peixes-bois.

O grande número de mortes de botos, tucuxis e peixes-bois na região de Coari, interior do Amazonas, tem preocupado especialistas. Em 2023, mais de 150 animais foram encontrados mortos, muitos possivelmente vítimas da pesca predatória, e para entender a gravidade da situação, pesquisadores realizaram uma expedição científica na região.

Um grupo de pesquisadores da Sea Shepherd Brasil esteve no lago de Coari durante uma semana, investigando a saúde populacional dessas espécies para tentar esclarecer as mortes de:

  • 71 tucuxis

  • 35 botos

  • 15 golfinhos

  • 42 peixes-bois

“Aqui a gente usa uma metodologia que chamamos de amostragem por distância, ela te dá uma dimensão da abundância dessa população, e daí fazemos a contagem dessas espécies, e dá pra gente saber, a longo prazo, se estão aumentando ou diminuindo”, explicou a oceanógrafa Paula Pereira.

 Além dos esforços na parte da ciência e no combate a caça ilegal na região, o grupo de pesquisadores esteve em escolas, comunidades e aldeias levando ações educativas.

“A gente tem uma linha muito forte onde a gente vai nas escolas e também nas aldeias indígenas, para trazer uma visão diferente para essas pessoas, o objetivo é aproximar todos desses animais”.

Os resultados da expedição trarão leituras de seis pontos, com mais de 6 mil km monitorados em mais de 120 dias navegados. Os dados não tem previsão de serem divulgados.

(portalamazonia)

Publicidade

Noticias da Semana

Publicidade

Veja +

Publicidade
Publicidade