
A prefeitura de Espigão do Oeste (RO), sob o comando do prefeito Welinton Pereira Campos (PL), está sendo investigada pela Justiça Eleitoral por suspeitas de prática de corrupção eleitoral nas eleições de 2024. A denúncia resultou na abertura de um Procedimento Investigatório Criminal (PIC).
O caso foi remetido ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), que transferiu os autos para a 12ª Zona Eleitoral de Espigão do Oeste, onde será decidido se o processo continua. O relator designado para o caso é o desembargador Sérgio William Domingues. A acusação ainda é preliminar e está contida no processo 060002193.2025.6.22.0012.
Este episódio se soma a outras investigações na cidade. No início de 2024, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), por meio da 2ª Promotoria de Espigão d’Oeste e do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou a chamada Operação Publicano.
A operação apura uma série de denúncias graves, como corrupção passiva, concussão, coação e ameaças, além de possíveis atos de improbidade administrativa, envolvendo servidores ligados à rede de educação municipal.
A operação cumpre mandados para busca e apreensão e afastamento de agentes públicos. Entre os investigados está, segundo o MP-RO, um coordenador regional da Educação, que teria exigido “presentes” — dinheiro e aparelhos eletrônicos — para atender demandas relacionadas a escolas do município.
A administração municipal não deu, até o momento, nehuma resposta pública sobre investigação eleitoral em curso.
Fonte: noticiastudoaqui.com