
A baliza deixará de ser obrigatória no exame prático para quem for tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, em Rondônia. A mudança passa a valer a partir do dia 19 de fevereiro e segue as atualizações previstas no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.
O Detran-RO informou que, além dessa, diversas alterações serão implementadas no estado, mas ainda não as especificou.
O Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular foi publicado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no início de fevereiro. O documento padroniza todas as etapas da prova e atualiza os critérios usados para avaliar motoristas ainda em formação.
Além de Rondônia, outros estados também removeram de suas regras a obrigatoriedade da baliza alguns deles antes mesmo da oficialização das novas regras. O Distrito Federal, por exemplo, deixou de aplicar o teste em 2004.
O foco da avaliação deixou de ser comportamentos técnicos isolados e passou a ser a capacidade do candidato de interagir com o ambiente real. Por isso, não existe mais uma única falta que reprova automaticamente o candidato.
Outras mudanças também vão ocorrer e as atualizações serão válidas para todos os candidatos, inclusive aqueles que já estão em processo de obtenção da CNH.