
O Projeto Floresta+ Amazônia realiza, entre os dias 15 e 18 de julho, uma ação integrada de regularização ambiental e inscrição no edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Assentamento Joana D’Arc, em Porto Velho (RO).
A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia, do Governo do Estado, por meio da Sedam, da Prefeitura de Porto Velho, através da Semagric, e do Instituto Federal de Rondônia (Ifro).
Durante os quatro dias de mobilização, serão realizados atendimentos individualizados a assentados interessados em atualizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e obter orientações sobre como participar do edital que oferece incentivos financeiros a pequenos produtores rurais que promovem a conservação da vegetação nativa.
A ação ocorrerá em dois locais estratégicos do assentamento: na Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos, na Linha 17 do PA Joana D’Arc III, nos dias 15 e 16 de julho, e na Associação dos Produtores Rurais, localizada na Linha 9, Lote 14, no PA Joana D’Arc I, nos dias 17 e 18 de julho.
O superintendente regional do Incra em Rondônia, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, destaca que o apoio à iniciativa está alinhado ao compromisso do órgão com o fortalecimento da produção sustentável nos assentamentos.
“A regularização ambiental é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento produtivo com responsabilidade social e ambiental. Ao apoiar ações como essa, o Incra contribui diretamente para que as famílias assentadas tenham acesso a políticas públicas que valorizam a preservação e fortalecem a economia do campo.
É uma medida que gera renda, dignidade e, ao mesmo tempo, contribui para o crescimento econômico do estado com base na sustentabilidade”, afirmou.A chefe da Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Incra/RO, Rosilene Ferreira, explica que o mutirão vai auxiliar os assentados tanto na atualização do CAR quanto na inscrição no edital do PSA.
“Nosso objetivo é orientar os agricultores sobre a importância da regularização ambiental e garantir que eles tenham acesso aos benefícios oferecidos. Manter o CAR atualizado é a porta de entrada para uma série de políticas públicas voltadas à conservação e ao desenvolvimento produtivo sustentável”, ressaltou.
A ação está alinhada à estratégia do Incra de promover o desenvolvimento sustentável em áreas da reforma agrária e ampliar o acesso de famílias assentadas às políticas públicas de preservação e uso racional dos recursos naturais, o que gera impacto direto na renda e na segurança jurídica.
Com a união de esforços entre instituições federais, estaduais e municipais, o mutirão ambiental no Assentamento Joana D’Arc representa um avanço concreto na valorização da agricultura familiar e na proteção da floresta amazônica.
Assessoria de Comunicação Social do Incra (RO)