Redação, Cacoal (RO), 27 de agosto de 2025 – A Polícia Civil de Rondônia concluiu as investigações da Operação “A Última Dose”, que desvendou um esquema de desvio e comercialização irregular de vacinas BCG do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede privada de Cacoal. O inquérito resultou no indiciamento de quatro pessoas pelos crimes de peculato e associação criminosa.
A operação foi conduzida pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2) e apontou o envolvimento de três servidoras públicas da Secretaria Municipal de Saúde e da responsável por uma empresa privada. Segundo as investigações, as doses, distribuídas gratuitamente pelo Ministério da Saúde para atender a população rondoniense, eram desviadas do sistema público e vendidas de forma clandestina.
Durante as diligências, a Polícia Civil constatou que a empresa envolvida cobrava R$ 200 por dose da vacina BCG, imunizante essencial e previsto para distribuição sem custos no SUS. O desvio representa não apenas um crime contra o patrimônio público, mas também um risco à saúde coletiva, uma vez que a comercialização irregular compromete o acesso equitativo à imunização.
Com a conclusão do inquérito, os autos foram encaminhados ao Poder Judiciário, e caberá ao Ministério Público decidir sobre o oferecimento da denúncia criminal contra os envolvidos.
A Polícia Civil de Rondônia destacou que o caso é emblemático do seu esforço contínuo no combate à corrupção na área da saúde e reafirmou o compromisso de proteger os recursos públicos e garantir que eles sejam aplicados corretamente na proteção da vida da população.
Fonte:noticiastudoaqui.com