Aposentados começam a receber este mês 1ª parcela do décimo terceiro

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber, ainda este mês, a antecipação da primeira parcela do abono anual, o décimo-terceiro salário. O depósito do benefício será feito na folha do INSS, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de 2018.
Terão direito à primeira parcela do abono anual 30 milhões de beneficiários. O governo federal estima que a antecipação vai injetar na economia aproximadamente R$ 20,6 bilhões, nos meses de agosto e setembro. A primeira parcela corresponde a 50% do valor do décimo terceiro.
Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) na primeira metade do abono. De acordo com a legislação, o IR sobre o décimo terceiro somente será cobrado em novembro e dezembro, quando for paga a segunda parcela.
Aposentados e pensionistas receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente.
Quem recebe
Por lei, tem direito ao décimo terceiro quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.
Aqueles que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada (BPC), da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.
RONDONIAOVIVO
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – jornalismo ácido, corrupto e militante, tomou conta do país
* 13 BAIRROS ALAGADOS - Rio Acre desce e chega a 14m28cm na Capital do estado
* QUE ROMBO! - Gerlen Diniz denuncia desvio de R$ 100 milhões na prefeitura de Sena Madureira
* COMISSÃO DA SAÚDE - Sesau confirma estudos para a compra de hospital particular no lugar do Heuro
* TECNOLOGIA NO COMBATE AO CRIME - Emenda do deputado Delegado Lucas garante drone à Polícia Civil
* PORTO VELHO - Presidente da ALE pede ao governo serviço de manutenção do Espaço Alternativo
* 5 MESES DE PREPARAÇÃO - Aulão dá início ao cursinho da Prefeitura de Porto Velho para o Enem 2025
* CONE SUL - DER-RO realiza a recuperação da RO-370 sentido Vila Bosco
* OPERAÇÃO CARNAVAL - Forças de segurança de RO capturam foragidos com ajuda da Polícia Penal
* OPERAÇÃO HILEIA - Governo de RO antecipa ações de combate a crimes ambientais
* DERROTA DE MORAES - Espanha nega pedido do STF para extraditar Oswaldo Eustáquio
* CASO VITÓRIA - Vizinhos citam gritos e entra e sai na casa de suspeito