Por que as crises demoram tanto? Capítulo 3 | Notícias Tudo Aqui!

Por que as crises demoram tanto? Capítulo 3

Compartilhe:
ColunistaConfucio Moura

Quem regula a crise no mundo?

Será que tem alguém que sabe? Se souber não fala. Será que ela é regulada internamente por cada um. Será que o sistema financeiro, joga melhor no tabuleiro, e vai brincando as peças, e cada mexida numa “pedra” do jogo, é um  país que se lasca.

Tudo vai andando, meio na base do inconsciente coletivo. Que o mundo da economia é uma “aura” espiritualizada, jogada como os aposentados brasileiros jogam dominó na praça. Para brincar e passar o tempo. Temos ondas, uma coisa é certa, gostamos de futebol.

Será que cada país tem a sua sorte? Será quem nasce nos trópicos é marcado para morrer na miséria? Será que os trópicos nos define como gente de segunda categoria? É o dinheiro brincando com as vidas.

O capitalismo foi bom para o mundo. Todo mundo sabe que o capitalismo impulsionou bastante o progresso no mundo. Ele é assim mesmo, bom pra um lado, ruim para muitos. Abriu pra todos, mas, depende de uma “competência” nata e especial . Falta investimento produtivo, que gere trabalho.  Os rentistas querem mais. Segurança jurídica para investir. E a espiral da renda sobe. Concentrada. E aqui eu fico, achando tudo isto bem interessante, de tão interessante eu não entendo a natureza real da crise. Se fosse fácil, claro, não haveria crise tão longa. A forma de sair dela, é a de sempre, dos nossos velhos avós e pais: trabalhar muito, economizar, não fazer dívidas e só colocar o chapéu, onde a mão alcança.

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui