O mundo olha para o céu para ver a "lua de sangue" | Notícias Tudo Aqui!

O mundo olha para o céu para ver a "lua de sangue"

Compartilhe:

O mais longo eclipse "lua de sangue" deste século começou nesta sexta-feira (27), coincidindo com a maior aproximação em 15 anos de Marte do nosso planeta, oferecendo um espetáculo celestial aos observadores no mundo todo.

Diferentemente de como acontece com um eclipse solar, os espectadores não precisarão de equipamentos de proteção para observar este fenômeno raro.

"Tudo o que você precisa fazer é (...) sair ao ar livre!", Disse a Royal Astronomical Society (RAS), em Londres, acrescentando que binóculos serão úteis para observar o fenômeno.

Para cerca de metade do mundo, a lua estará parcialmente ou totalmente na sombra da Terra de 17h14 às 23h28 GMT (14h14 às 20h28 em Brasília) - seis horas e 14 minutos no total.

A duração do eclipse completo - conhecido como "totalidade", quando a lua parece mais escura - se estenderá das 19h30 às 21h13 GMT (16h30 às 18h13 em Brasília).

Ao mesmo tempo, Marte aparecerá perto da lua no céu noturno, facilmente visível a olho nu.

Os astrônomos amadores do hemisfério sul estarão melhor posicionados para apreciar o espetáculo, especialmente os do sul da África, Austrália, Índia e Madagascar, mas o fenômeno também será parcialmente visível na Europa e na América do Sul.

Na América do Sul, será visível na penumbra crepuscular de sexta-feira na costa oriental do continente, no Brasil, Uruguai e Argentina, embora o inverno austral possa complicar a observação do fenômeno.

Ao lado do Lago Magadi, 100 quilômetros ao sul da capital queniana, Nairóbi, o casal Susan Murabana e Chu Owen montaram seu telescópio de alta potência para a comunidade local assistir ao evento.

O lago isolado está longe da poluição luminosa urbana, o que o torna um local perfeito para a observação dos astros.

"Marte, Plutão, Saturno, Júpiter, Vênus - e Mercúrio, esse é o que eu realmente queria ver", disse Owen, 39 anos, enquanto usava o aplicativo Sky Map em seu celular para localizar planetas.

"O que eu estou realmente animado para ver são os planetas", acrescentou.

 

Fonte:JORNAL DA BRASIL


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui