DESEMPREGO – “Muitas vezes tenho o emprego, mas não tenho a pessoa”
Todos os dias o Sine Municipal tem emprego para ofertar. Às vezes mais, às vezes menos, mas dificilmente falta. O que não falta mesmo é gente procurando trabalho. São homens, mulheres e jovens querendo um lugar para garantir o pão de cada dia.
São 3 mil pessoas por mês que, a cada dia, batem na porta do Sine do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), da Zona Leste, em busca de uma oportunidade. Gente simples, humilde, trabalhadora cheia de esperança.
- Mas o maior problema não é nem a falta de emprego, é a falta de qualificação. As pessoas querem simplesmente trabalhar. Mas não estão preparadas para o trabalho. É assim com a maioria dos candidatos, explica a gerente do Sine do CEU, Aliciane Rosena.
Em função desta dificuldade somente cerca de 15% das pessoas conseguem se inserir no mercado de trabalho. Hoje, por exemplo, de 10 candidatos somente 1 tinha qualificação para ser encaminhado ao empregador.
- Tem ocasiões que a gente fica dias sem encontrar o candidato que atenda às necessidades da empresa empregadora. Aí a vaga acaba sendo preenchida através de indicação de outro funcionário ou amigos do empregador, esclarece Aliciane.
Diante das deficiências apresentadas pelos desempregados, a gerência do Sine orienta para que terminem o ensino fundamental e indica a escola Daniel Neri, do outro lado da praça, na Rua Benedito Inocêncio para que se matriculem no Enceja, um programa de educação de jovens e adultos.
Aliciane e as atendentes sugerem, ainda, para que busquem os cursos gratuitos de formação de mão de obra ofertados por órgãos públicos, como por exemplo, os da Escola da Assembleia Legislativa.
- Eu mesma fiz vários cursos na Escola do Legislativo. O importante é a pessoa não ficar parado. É difícil emprego? É, mas será muito mais difícil se a pessoa não se qualificar. Não estudar. Aí não arranja hoje, nem arranjará amanhã, pontua a gerente do Sine.
Ela informou ainda que as equipes captação de novas vagas visitam as empresas todos os dias. Fazem cadastro de novos parceiros e vão localizando novos empreendimentos. Na Zona Leste, por exemplo, a equipe faz visitação uma vez por semana.
- Na verdade o Sine funciona como um grande RH (Gerência de Recursos Humanos) das empresas. Nós atendemos suas necessidades, localizamos a pessoa com o perfil que a empresa precisa. E não cobramos nada por isso de ninguém. Nem da empresa, nem do candidato, finalizou.
O Sine da Zona Leste fica no CEU, na confluência das ruas Benedito Inocêncio com Antônio Fraga Moreira, em frente à Escola Daniel Nery e atrás da Igreja Matriz de São Thiago. As pessoas podem entrar em contato através do sinemunicipal@hotmail.com e do telefone 3901.3181.
Noticias da Semana
* DESEMPENHO - Rondônia se destaca na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
* LULA IMPACIENTE E APRESSADO - Lula refaz foto oficial do G20 com Biden, mas sem Milei
* AGRESSÃO - Jovem é encontrada gravemente ferida em residência na zona Leste de Porto Velho
* A 'INCONTROLÁVEL' DO LULA - Mídia internacional dá destaque ao xingamento de Janja a Musk
* LIÇÃO NO BRASIL - Paraguai está entre os países com os preços de combustíveis mais baixos
* G20 COMEÇA SEM PUTIN - Lula recebe autoridades do G20 no Rio; Milei foi um dos últimos a chegar
* O VERMELHINHO DO ALVORADA - Play9 de Felipe Neto recebeu R$ 14 milhões em isenção fiscal
* GOVERNO PROIBIDO DE BLOQUEAR - Governo sofre derrota no Senado sobre emendas parlamentares
* OPERAÇÃO CONTRAGOLPE - Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes com veneno