IA consegue replicar movimentos de rosto de uma pessoa para outra em vídeo | Notícias Tudo Aqui!

IA consegue replicar movimentos de rosto de uma pessoa para outra em vídeo

Compartilhe:

Pesquisadores de universidades na Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos publicaram recentemente os resultados de seu trabalho com Inteligência Artificial e manipulação de vídeo. Com alguns minutos de treino, o software dos cientistas é capaz de replicar com alta precisão e naturalidade os movimentos de cabeça, expressões do rosto e até piscadas feitas por uma pessoa em outra, em vídeos separadamente.

Isso quer dizer que, caso você tenha alguns minutos de vídeo de uma pessoa famosa, por exemplo, é possível usar esse software para fazer com ela “diga” ou pareça dizer qualquer coisa, assumindo que você consiga também manipular a voz do indivíduo.

Os pesquisadores criaram o vídeo que você assiste fazendo exemplos desse tipo para mostrar o que é realmente possível replicar usando seu software de IA. Pessoas conhecidas como Barak Obama, Vladimir Putin e Teresa May foram usados nas demonstrações.

De acordo com os criadores, existem diversas possibilidades de aplicação comercial para seu programa, o que inclui a criação de personagens em realidade virtual, dublagem de filmes e pós-produção cinematográfica no geral. Ainda assim, é inegável que uma tecnologia como essa poderia ser utilizada para distorcer palavras de pessoas conhecidas a fim de disseminar mensagens falsas ou mesmo danificar a imagem pública de indivíduos.

“Estou ciente das implicações éticas desse projeto”, disse Justus Theis, um dos responsáveis pelo projeto ao periódico The Register. “Isso é também uma das razões pelas quais nós publicamos nossos resultados. Acho que é importante que as pessoas conheçam as possibilidades de manipulação de vídeo”, completou.

Ainda não há qualquer conversa sobre a possibilidade de uso comercial desse software, mas é possível imaginar que isso não demore a acontecer, dados os benefícios que ele pode gerar na dublagem de filmes globais, como os produzidos em Hollywood.


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui