UNIVERSO EM AÇÃO - Terra e Lua enfrentaram chuva de asteroides há 800 milhões de anos | Noticias Tudo Aqui!

UNIVERSO EM AÇÃO - Terra e Lua enfrentaram chuva de asteroides há 800 milhões de anos

Compartilhe:

Pistas dos impactos foram colhidas na análise de crateras da superfície lunar

 

Uma chuva de asteroides se precipitou sobre o sistema Terra-Lua há 800 milhões de anos, afirma uma equipe de pesquisa liderada pela Universidade de Osaka (Japão). Os cientistas investigaram as idades de formação de 59 crateras lunares com um diâmetro de aproximadamente 20 km usando a Câmera de Terreno (TC) a bordo da sonda Kaguya. Anteriormente denominada SELENE (SELenological and ENgineering Explorer), Kaguya é uma missão orbital lunar da Agência Espacial Japonesa (Jaxa).

Os pesquisadores demonstraram que um asteroide de 100 km de diâmetro foi fragmentado há 800 milhões de anos e que pelo menos (4 a 5) × 1016 kg de meteoroides – aproximadamente 30-60 vezes mais que o impacto do asteroide Chicxulub contra a península do Yucatán – devem ter se precipitado no sistema Terra-Lua. Os resultados do estudo foram publicados na revista “Nature Communications”.

Camada de irídio

Como uma fina camada de enriquecimento de irídio de 65,5 milhões de anos havia sido detectada em todo o mundo, acredita-se que um asteroide de 10 a 15 km de diâmetro atingiu a Terra e causou ou contribuiu grandemente para a extinção em massa do Cretáceo.

Fonte: Revistaplaneta


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui